terça-feira, 10 de abril de 2012

Spam - Lixo que incomoda também blogueiros

A prática de spam é largamente usada pela internet e tem sido uma caos na vida de muitas pessoas que querem descanso psicológico, inclusive blogueiros.

Eles não perdoam ninguém e enchem caixas de emails, fóruns, redes sociais, chats e até mesmo blogs com mensagens sem relação com o conteúdo ou pretensiosas e com intuito de auto-promoção, promoção de produtos e serviços de empresas e até pragas virtuais!

Como é irritante abrir a caixa de mensagens e encontrar diversas mensagens que não queremos ler ou que nem sequer pedimos para receber. Vou falar um pouco sobre este assunto que merece atenção e explicar o que é spam e um spammer.


Definição de Spam

Pesquisei na Wikipédia qual o significado dessa palavra e vejam o resultado:
O termo Spam, abreviação em inglês de spiced ham (presunto condimentado), é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa.
Na sua forma mais popular, um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários. O termo spam, no entanto, pode ser aplicado a mensagens enviadas por outros meios e em outras situações até modestas. Geralmente os spams têm caráter apelativo e na maioria das vezes são incômodos e inconvenientes.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Spam 

Logo, spammers são os praticantes dessa prática apelativa e irritante.

Sobre a Prática em Geral

Enviar emails informativos ou de anúncio de um produto ou serviço é normal, comentar em um fórum ou blog sobre determinado assunto e deixar um link relacionado ao mesmo é normal; mas ficar importunando constantemente e partindo para a ignorância divulgando o que não tem nada a ver insistentemente é demais.

Quantas vezes não entramos em nossa conta de blog e quando vamos na sessão de comentários encontramos cada coisa que dá nervoso instantâneo. Os sujeitos fazem questão de mostrar que querem divulgar seu conteúdo e não comentar realmente sobre o assunto. Veja alguns exemplos práticos de spam:


  • Comentários em Blogs


Existem spans que são usados em comentários nos blogs na internet. Veja abaixo três comentários em inglês que o Blogger desviou para a caixa de spam dos comentários:

Imagem
Clique na imagem para ampliar.

Estão em inglês, mas são mensagens publicitarias que nada tem a ver com o artigo publicado no blog. Infelizmente essa prática é avassaladora e não existe meios de se impedir, senão com recursos da própria plataforma de blog, que permite moderar os comentários antes de publicá-los.

Mas ainda assim sempre teremos que visualizar as mensagens inconvenientes antes...


  • Email Falso
Como se não bastasse, os spammers estão com tanto capricho em sua malícia que chegam a enganar os menos informados. Dê só uma olhada no design desse suposto email do PayPal:

Imagem
Observe como os detalhes são perfeitos. Clique para ampliar a imagem.
Em casos de email você só precisa observar as apelações para clique, para ver coisas obscenas e se os links no email são todos iguais em cada ícone onde se clica. Neste exemplo acima, os links são os mesmo em qualquer parte do email e o formato do mesmo é tolamente diferente de um link comum.

Mas vamos ser sinceros, o email em matéria de design, ficou perfeito não é mesmo?


O maior perigo destas mensagens são os vírus, scripts maliciosos e outras coisas descartáveis e até de procedência enganosa como emails de bancos, redes sociais e mesmo amigos de redes sociais. O que na verdade são os malditos spammers que infectam sites, blogs, computadores e roubam senhas, enviam mensagem inconvenientes se passando pelas pessoas e até mesmo chegam ao nível de cometer crimes envolvendo senhas e informações bancárias.

Tome muito cuidado e fique esperto, pois os spans são caso até mesmo de polícia em certo nível de objetivos.


Conclusão

Creio que esses dois exemplos podem ilustrar muito bem o que quero transmitir sobre essa prática incomoda e irritante que temos que sofrer muitas vezes.

Essa prática também é comum entre blogueiros iniciantes que saem desesperadamente em busca de atenção e visitas para seu blog. Se você faz isso, pare imediatamente e maneire nessa prática ou se tornará um spammer de carteirinha.

O correto é você usar sites de submissão de blogs e artigos, a própria indexação dos buscadores respeitando as boas práticas de SEO e sites de publicidade que podem aumentar em muito sua popularidade com pouco investimento.

Se você é um spammer e está lendo isso agora, pelo amor de Deus não comente neste blog, pois perderá seu tempo e porá minutos do meu a perder; sem contar que será extremamente ignorado. Se você não é um spammer, poderia dizer o que acha sobre essa prática nos comentários.

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link: Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.