terça-feira, 24 de setembro de 2013

Se depender da Google...

Algoritmos Google
Dizer que não dependo da Google é até pecado, porque meus blogs todos ainda estão ativos na plataforma do Blogger que pertence à ela, mas não é bem disso que estou dizendo. Por anos que a Google vem aperfeiçoando cada vez mais seus serviços e produtos para oferecer a melhor experiência possível para seus usuários, clientes e parceiros.

Mexe daqui, mexe de lá e adivinha quem viria a se ferrar? Exatamente! Nós, os blogueiros! Por tempos que blogueiros experientes vinham publicando artigos e até mesmo e-books e apostilas ensinando como otimizar o blog para melhor aparecer nos resultados, como driblar a Google ou até mesmo aplicar alguns macetes que enganavam os algoritmos da Google e deixavam seu blog com boas posições.

Mas a Google ao buscar melhorar cada vez mais seu arsenal de conteúdo, acabou alcançando todas as fontes geradoras do mesmo como sites, blogs, redes sociais e outros que produzam conteúdo que seja indexado pelo Google Search.

E as consequências dessa busca por melhoria são blogs sendo queimados e jogados no abismo do anonimato por não entrarem no novo esquema da Google. Qual? Quem vai saber...

Xeque-Mate!


A última cartada da Google deixou todo mundo confuso e procurando por respostas feito louco por aí. Eu mesmo pesquisei até em sites americanos procurando por respostas, mas nada encontrei até escrever esse artigo.

O Marcos Lemos do Ferramentas Blog, citou algo a respeito, mas nada específico e objetivo quanto ao grande número de blogs que perderam visitas e caiu a renda no Google Adsense. Eu mesmo pude perceber que as visitas diminuíram e os ganhos também.

Depender só da Google para se localizar é meio arriscado, já que os esquemas já não estão funcionando bem contra seus algoritmos e o cerco esta ficando cada vez mais apertado para muitos blogs na internet. O que fazer em meio a todo esse esquema da Google que acaba nos derrubando no posicionamento?

Eu vou deixar minha dica aqui do que estou fazendo. Eu simplesmente estou fazendo de contas que nada esta acontecendo com meu blog, continuo conquistando meu público no Facebook e procurando publicar meu conteúdo onde possa sem me agarrar à Google.

Mesmo meus ganhos estou trabalhando em cima de outros sistemas para ver onde compensa mais. Se o Google Adsense deixar dedar o devido rendimento, mudo para outra plataforma de anúncios e monetizo meus  blogs com os anúncios deles.

E você esta dependendo totalmente da Google para fazer aparecer seu blog? Eu espero que não, ou vai se decepcionar cada vez mais... Como esta seu blog em meio amais esse golpe da Google?

Sobre o Autor:
Ricardo F.S Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.






4 comentários:

  1. Os buscadores são as melhores fontes para visitas que um blog pode ter, pois recebemos visitas de qualidade e sem gastar nada. O problema é que você tem que estruturar seu blog para isto, aplicar várias técnicas de SEO, que em grande parte são simples mais que tomam um tempo gigantesco na hora de produzir um artigo.

    Eu mesmo estou trabalhando para que eu não dependa mais do Google, trabalhando com as mídias sociais e assinaturas de feedburners (que alias é do Google ¬¬).

    ResponderExcluir
  2. Ricardo,

    Primeiro, obrigado por citar meu blog.
    Penso que a melhor estratégia não seja ignorar totalmente o Google, mas migrar aos poucos para outras fontes de tráfego mais consistentes e controláveis.
    Investir nas redes sociais e fidelização é o primeiro passo.

    Eu pesquisei muito sobre o que está acontecendo e cheguei a bons resultados recuperando visitas do Google. Até preparei um curso sobre isso. Encontrei algumas soluções que já testei e vou ensinar.

    O que sabemos é que o Google dificultou muito a vida dos blogueiros em geral e temos que trabalhar mais duro para conseguir resultados satisfatórios.

    ResponderExcluir
  3. Você tem razão Alvaro, infelizmente os buscadores são essenciais para que nosso trabalho apareça na internet, mas realmente devemos sempre ter novas alternativas e procurar meios onde possamos nos agarrar se a coisa ficar difícil demais.

    Até porque, como você mesmo disse, isso implica em dedicação extra para não perder o pique, e muitos blogueiros não vivem só dos blogs e isso pode ser um problema sério.

    ResponderExcluir
  4. Honrado pelo comentário Marcos Lemos. Realmente, querendo admitir ou não a Google é muito poderosa no sentido de divulgação; seja por indexação gratuita ou mesmo pelo Google Adwords. Mas como você mesmo disse, eles estão cada vez mais fechando o cerco e tornando ainda mais difícil para as pessoas mais simples se erguerem.

    Quem chega agora em meio a tantos obstáculos, fica perdido e pode se frustrar por não obter os resultados que espera em questão de popularizar seu blog. Mas ao mesmo tempo, devemos ficar felizes porque os parasitas vão sendo exterminados do nosso meio.

    Estarei na expectativa desse curso hein? ;-)

    ResponderExcluir

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.