terça-feira, 10 de setembro de 2013

Como escolher nome para o blog e sua importância

Palavras
Para quem lida com jornalismo e ama escrever sobre as notícias do momento em seu país e em todo mundo; um blog é essencial para poder reunir essas notícias e mostrar ao público o que acontece por aí. Mas criar um blog de qualquer nicho que seja, pode ser super fácil, com por ser super complicado também.

Pois com a grande movimentação ao longo desses anos na internet e principalmente pela popularização dos blogs e suas plataformas, fica cada vez mais difícil assegurar um nome e domínio baseado nesse nome para seu blog.

De todos os blogs que criei até aqui, a maioria me deu muito trabalho para escolher o nome e todos eles não foram escolhidos na primeira com sucesso, pois já estavam em uso. Sempre tive que optar por nomes que pelo menos chegassem perto da minha ideia original e nem sempre conseguia isso; sendo obrigado a mudar totalmente o rumo da minha ideia.

A importância de um nome no blog


Não importa em que país você esteja, que plataforma tenha sido criado seu blog; pois de qualquer forma o nome de seu blog poderá alavancar na web para frente ou nem sair da obscuridade do anonimato.

Um nome na web define um blog com certeza, além de outros fatores claro. Os motores de busca sempre estão "farejando" por aí as novidades, passando de site em site e de blog em blog; fórum em fórum e até nas redes sociais. E tudo quanto for relevante e condiga com o que os leitores e internautas buscam, eles colocam em eminência nos resultados das buscas.

E o nome esta entre muitos desses detalhes importantes. Se um leitor acessa a internet doido para criar um blog, porque ficou sabendo de um amigo que ganha dinheiro com isso; ele com certeza vai procurar no blog algo como: "Como criar um blog?" ou " Quero criar um blog" e assim por diante.

Nesse momento, quem levará a vantagem serão os blogs que tanto tenham nomes relacionados ao termo como artigos também. Se seu blog pelo menos for intitulado "Blog das Maravilhas" poderá ter muitas chances de já aparecer nos resultados das páginas iniciais.

Mas não se iluda que isso é uma hipótese. Como já deixei claro, existem muitos outros fatores além de um bom nome que influenciam na popularidade de seu blog e todas já escrevi sobre aqui no Processo Blogs. Basta você dar uma olhada nos marcador Otimização.

Escolhendo um nome ideal

Já publiquei sobre isso ensinando você a criar uma lista de possíveis nomes e depois ir testando na hora de criar seu blog; mas vou complementar esclarecendo que você deve conciliar um bom nome com termos procurados. O que não vai ser muito fácil...

Já andou na corda bamba? Nem eu, mas só de olhar já sentiu a sensação não é mesmo, é quase aquilo. Exemplificando no nome desse blog, eu procurei conciliar ao máximo possível, mas ainda assim ficou um tanto desfocado.

O significado explicado tem bastante sentido, mas a primeira palavra ficou um tanto vaga. Quem lê poderá entender que estou falando sobre o processo de se blogar, onde ensino passo a passo como ser um blogueiro desde o princípio até o auge; mas impactante e relevante mesmo só ficou a segunda palavra. E como existem milhões de blogs usando o mesmo termo com mais acessos, comentários, compartilhamentos e outros fatores, ficou complicado... Mas sigo teimando pelo meu espaço.

Portanto procure colocar termos forte relacionados ao assunto que vai tratar em seu blog. Lembre-se, nada de colocar um título como "Navios em alto mar"  e na URL "blogdozica.blogspot.com.br". Isso nunca funciona...

Quer saber mais dicas sobre blogs e como ser um blogueiro? Assine nossas atualizações e fique por dentro do que sempre esta chegando de novo por aqui.

Sobre o Autor:
Ricardo F.S Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.





0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.