quinta-feira, 27 de junho de 2013

Fan Box de seguidores do Twitter sumiu do blog!

Fan Box Twitter Sumiu
A pergunta que não quer calar: "O que aconteceu com a caixa de seguidores do Twitter?". Mais especificamente de Junho de 2013 até aqui, a caixa de seguidores do Twitter evaporou de muitos blogs na web que usavam esse gadget para as pessoas seguirem seu blog.

Todos os meus blogs que usavam a fan box estão sem nada no lugar e por dias esperei e nada aconteceu. Será que o código se tornou inválido? O criador do mesmo o inutilizou? O Twitter descartou esse aplicativo de seguidores de seu arsenal?

Inquieto por ver o espaço em branco em meus blogs, saí a procura de respostas e possíveis soluções para o problema, mas confesso que não encontrei muita coisa a respeito. Tentei substituir o código e nada aconteceu; busquei nos grandes blogs por algum artigo falando do assunto, mas todos estavam sem nada que dizer.

Então me aprofundei um pouco mais e pude encontrar algumas pistas para a resposta do problema.

Pistas do Fim da Fan Box

Eu mergulhei no código da fan box e pude encontrar onde o mesmo estava hospedado e cheguei até o site moopz.com, que foi quem criou especificamente a caixa como é em sua estrutura. Mas acessando o site pude observar que mesmo lá a caixa de seguidores estava ausente também!

Se quiser acompanhar essa notícia comigo, basta clicar no link da moopz.com e serrá direcionado diretamente à página da fan box e verá que por lá também ela desapareceu.

Prossegui procurando respostas pesquisando no Google do Brasil e dos EUA e encontrei algo curioso no Blog do Twitter, onde informavam sobre certa API que seria cancelada até Março de 2013. Tenho fortes suspeitas que a fan box do Twitter pode ter sido descontinuada.

Encontrei um artigo no TecnoBlog falando algo a respeito e tem muitos comentários interessantes e reveladores. O que pude entender é que me parece que o pessoal do Twitter quer passar a rasteira no pessoal que tem criado recursos bem melhores que os da própria plataforma e então, deram um jeitinho de tirar os desenvolvedores da jogada, como foi o caso do moopz.com.

Ainda esperançoso estou esperando mais algum tempo para ver se encontro alguma solução para implantar uma fan box do Twitter nos meus blogs ou se isso é definitivo mesmo. Se for, creio que o Twitter vai perder um amigo...

Você tem ou tinha uma fan box em seu blog? Ainda esta ativa ou desapareceu também?



Sobre o Autor:
Ricardo F.S Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.


5 comentários:

  1. Foi bem isso mesmo que aconteceu a + ou - um mês e meio,eu traduzi alguns trechos da postagem lá no twitter,e diziam que iriam dar final a tal da API,e eu não encontrei nada sobre uma nova reposição da fã box,uma pena isso ter acontecido....
    Pois foi como você disse,se fizeram e não vão fazer nada para retornar,também vão perder mais um AMIGO.
    O FACE está bem melhor,quem diria o twitter não hospedar um serviço de muita utilidade pra muitos..não é ??

    ResponderExcluir
  2. É Jari, infelizmente o Twitter deve ter progredido demais a ponto de começar a esnobar com seus usuários... Mas de qualquer forma todos perdem nisso; eles e nós. Porque vão perder muitos usuários blogueiros e nós também vamos perder muitos seguidores pela falta da fan box...

    Lamentável, mas vamos ter que preencher a vaga com alguma coisa... Isso vai chatear muita gente...

    ResponderExcluir
  3. Olá eu sugiro uma segunda alternativa para Twitter fanbox pode ver uma demonstração em http://www.musicpaax.com/twitter

    ResponderExcluir
  4. A do Musicpaax já éra tambem,tens de fazer uma doação para ter éla,só funfa tres dias,depois já éra..

    ResponderExcluir
  5. PUTZ Jair... Não é que é verdade mesmo? Conferi na própria página do Mucipaax e nem lá no site aparece mais os seguidores.

    Mas não é coisa deles não, o código em que eles se baseavam deu pau também e desapareceu do mapa... O jeito será desprezar o Twitter mesmo.

    ResponderExcluir

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.