domingo, 9 de junho de 2013

Joomla - Plataforma diversificada de criação de blogs

Joomla
Já escrevemos sobre o Blogger, Wordpress, Tumblr e Webnobe. Agora abordaremos uma série de artigos sobre o Joomla, uma plataforma bem interessante e cheia de opções para se trabalhar online; inclusive com um blog (que é nosso principal interesse).

Se você tem um blog no Joomla ou quer criar um, mas tem receio por não conhecer muito bem a plataforma; não se preocupe que apresentaremos detalhadamente essa plataforma aqui no Processo Blogs para nossos leitores.

E então? Já assinou as atualizações desse blog? Então trate de fazer isso para não perder mais essa série de artigos que promete ser bem interessante e cheia de informações.

Informações sobre o Joomla

Coletei algumas informações na internet da enciclopédia livre Wikipédia sobre o Joomla e quero compartilhar com você aqui no blog:
Joomla! (pronuncia-se djumla) é um dos principais sistemas de gestão de conteúdo da atualidade (Content Management System - CMS). A separação entre design, programação e conteúdo permite uma grande flexibilidade na produção de sites com design extremamente customizados. Além disso, existem milhares de templates prontos que agilizam o processo de criação de sites com rapidez e menor investimento. 
O Joomla! é utilizado para o desenvolvimento de lojas virtuais, blogs, revistas online, portais de conteúdo, jornais, catálogos de produtos/serviços e diversos outros formatos de conteúdo. Isso é possível devido à grande diversidade de extensões - 10.071 mil - que permitem agregar novas funcionalidades com rapidez e eficiência. Possui versões em 64 idiomas e 2,8% dos sites da internet utilizam o Joomla!. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor Web Apache ou IIS e base de dados MySQL. 
É um projeto de código aberto (licença GNU/GPL) e a sua última versão estável até este artigo é a 3.0.2 (em 08 de Novembro de 2012); a sua última versão legada é a 1.5.26. O Joomla! recebeu em 2011 o prêmio de melhor CMS Open Source.1 (Wikipedia)
 Como você pode notar, apesar de parecer uma plataforma comum e sem muitos atrativos, o Joomla tem mais recursos para seus usuários que as outras plataformas que são focadas mais em criação de blogs.

Claro que nem todas essas maravilhas são de graça e com certeza é preciso se fazer um investimento em domínio e hospedagem para se beneficiar de certos recursos do Joomla. Como criar sua loja online por exemplo.

De qualquer forma, o Joomla é uma opção e tanto para se trabalho de diversas maneiras em um só ambiente sem se dispersar em vários sites e empresas que forneçam os mesmos recursos em separado. Mas que fique  claro que apesar da semelhança com o Wordpress, o Joomla não possui uma versão gratuita para se trabalhar; é preciso investir em pelo menos um plano de hospedagem para baixar o mesmo e usar.

História do Joomla

Trata-se do resultado da separação entre a equipe de desenvolvedores do Mambo e a empresa Miro, detentora dos direitos sobre o Mambo. A separação teve lugar uma vez que a Miro transferiu o controle do Mambo para uma fundação - a Mambo Foundation - onde os desenvolvedores teriam apenas uma participação passiva e pouco representativa.

 Esses desenvolvedores, preocupados com a integridade do projeto e com o futuro dos utilizadores, não aceitaram a transferência e, em 2005, criaram o "Joomla 1.0", também "open source", a partir do código-fonte do Mambo 4.5.2.

Sobre o Autor:
Ricardo F.S Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.


0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.