segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Template deu pau! O que fazer?

Erro!
Como é complicado quando estamos com nosso blog tudo em cima e apenas com o trabalho de publicar e de repente surgem dores de cabeça que não esperamos não é mesmo?

É banner que deixa de aparecer, cisma pela Google com os anúncios do Adsense, lentidão no carregamento do blog com o passar do tempo e zebra no template; além de outras.

São muitos problemas realmente que sempre aparecem constantemente que as vezes nos fazem até mesmo pensar se todo o sacrifício vale a pena por tanta dor de cabeça que passamos.

Vou publicar nesse artigo sobre um dos problemas que já ocorreram muito comigo e como você pode resolver o mesmo. Mas já adianto que não estará livre do mesmo para sempre; pois mais cedo ou mais tarde seu template poderá dar pau novamente e é isso que vou tratar neste artigo.

Conflitos no template do blog

As vezes por algum motivo e outro o template do blog começa apresentar problemas em seus recursos e isso incomoda pra caramba e as vezes até deixamos por preguiça ou desânimo de mexer no mesmo; mas não é bom estender demais o problema que pode piorar cada vez mais.

Conflito no template
Conflito em recurso do template!
Já passei por isso quando recursos do template não funcionavam corretamente e causavam peso no carregamento, desequilíbrio no layout e mau funcionamento das funções.

As vezes, pacientemente resolvia o problema com o simples arrancar de algum código que gerava conflito ou mesmo substituía o mesmo por outro e funcionava. Apelar para um designer web também é uma boa, mas a sua mão vai ter que entrar no bolso para isso...

Então se a primeira solução não deu certo e a segunda não esta afim; o melhor mesmo é substituir seu template por outro. Fazer o que... Não vai deixar seu blog abandonado não é mesmo?

O problema de se substituir o template em seu blog é que vira uma bagunça só. Você não terá apenas que substituir seu template, mas reorganizar os elementos conforme a layout do novo template; traduzir textos se necessário e até fazer edições complexas de adaptação visual.

Veja na imagem ao lado um conflito em andamento no Processo Blogs. O recurso de acesso rápido por abas deu pau e deixou de fazer o que deveria, exibindo uma área após a outra deixando o template mais estendido e o recurso sem serventia. Hora da substituição!

Template Padronizado

Uma boa dica é usar um modelo padrão no caso em que se tenha mais de um blog como eu. Porque se você tem usado um modelo que dura muito tempo e não apresenta problemas, use ele como padrão para os demais blogs, mudando apenas alguns detalhes para diferenciar um do outro.

Aos poucos estou implantando em minha rede de blogs essa tática. Já tenho dois blogs que usam o mesmo template com os logos e cores diferentes. Pelo menos até aqui não apresentaram problemas.

O template que usava aqui no Processo Blogs também já apresentou problemas e o mesmo não era dos modernos, apesar de ser bonito. Então aproveitei a ocasião para falar sobre isso e já anunciar que estarei fazendo mudanças no template do Processo Blogs e por isso você poderá ver coisas estranhas acontecendo. Mas o blog passará a usar um template padrão dinâmico e com muitos recursos bem funcionais; creio que vai curtir...

No demais, evite encher seu blog com muitas coisas; perincipalmente códigos complexos, pois podem causar conflito com outros em seu template e depois será um "Deus nos acuda!" para encontrar o problema. Já passou por uma dor de cabeça como esta?

Sobre o Autor:
Ricardo F.S Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.