segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Dynamic Views - Sensação ou Limitação?

As novas visualizações dinâmicas do Blogger são bem diferentes dos templates comuns do Blogger e mesmo dos templates personalizados que vemos por aí. Quem já pode experimentar os novos Dynamic Views, podem lançar a pergunta: "Vieram para ajudar ou atrapalhar?"

Andei testando a finco os templates dinâmicos do Blogger e já tenho minha opinião formada sobre os mesmos e quero compartilhar com você nesta postagem.

Para quem ainda não esta familiarizado, os templates Dynamic Views são templates que visam oferecer métodos de visualização mais dinâmicos e objetivos para os leitores de seu blog com visual mais limpo e carregamento mais leve; além de oferecer em um só template, diversas opções de visualizações a escolha dos leitores.

Análise dos Templates Dinâmicos

Já vou adiantar que essa análise não foi uma análise realizada em grupo e que vou passar aqui as minhas conclusões sobre este recurso disponibilizado pela equipe do Blogger. Cada um pode sustentar uma opinião diferente e estarei abrindo aqui a oportunidade a quem queira manifestar a sua sobre este novo recurso do Blogger.

Os templates dinâmicos possuem vantagens e desvantagens para blogueiros que possuem certos objetivos como ganhar dinheiro, visitas em redes sociais e outros pequenos detalhes. Abaixo estarei listando as vantagens e desvantagens na minha opinião.

Exemplo de Visualizações Dinâmicas aplicadas no blog. Clique para ampliar.


  • Vantagens
  1. Visual limpo - Realmente é de causar impacto a organização e limpeza neste modo de visualização. Possui poucas propagandas pela Google e nada mais, nem mesmo widgets.
  2. Diversidade de Visualizações - Para quem gosta de variar, as Dynamic Views oferecem 7 modelos diferentes que podem ser alternados sem necessidade de trocas complicadas de templates.
  3. Objetividade - Os botões de compartilhamento nos templates são objetivos e visam as principais redes sociais que são o Google +, Twitter e Facebook. Além do sistema de comentários mantido e um botão de feed RSS para os leitores assinarem as atualizações.
  4. Edições Básicas - Apesar de ter as edições limitadas, você ainda pode dar um tapa no visual destes templates no painel de edição em fontes, plano de fundo e esquema de cores.
  5. Otimização - Tudo nestes templates é já é otimizado para a Google e dispensa esses tipos de alterações no template. Sem o carregamento que é muito rápido.
  • Desvantagens
  1. Edições HTML vetadas - Nesta versão você não pode editar nada no HTML, nada mesmo.
  2. Widgets inacessíveis - Esta versão nem sequer mostra os widgets do template. Você não pode colocar nada no template, nem mesmo os próprios widgets do Blogger.
  3. Identidade Visual - Aparentemente não é possível de se colocar seu próprio logotipo ou banner neste método de visualização. Limita muito a personalização para temas específicos.
  4. Ganhos Limitados - Nestes templates você só poderá contar com o Adsense para poder ganhar dinheiro. Não é possível inserir um banner sequer de programas de afiliados e outros.
  5. Recursos de Compartilhamento Limitados - Para quem gosta de facilitar ao máximo para seus leitores no compartilhamento e redes sociais poderá se decepcionar. Não é possível inserir mais botões de redes ou compartilhamento de conteúdo.
  6. Bugs - Este modo de visualização ainda dá uns pequenos bugs de vez em quando como mostrar informações estranhas sobre serviço de terceiros usados nos mesmos e sumir com as imagens usadas para ilustrar uma postagem.
  7. Estilos Indesejáveis - Se você gosta não sei, mas eu não curti as bordas nas imagens que são inseridas nas postagens. E o recurso não pode ser desativado.
Como você pode ver existem muitas vantagens e desvantagens. Mas para mim que gosto de algo mais palpável e maleável estes templates são bem limitados para se modelar. Para ganhar dinheiro então, fica muito difícil com estes métodos de visualização.




Conclusão

Cabe a cada um experimentar e concluir por si mesmo o que achou dos novos templates do Blogger. Mas é claro que amanhã ou depois seguindo recomendações a equipe do Blogger pode tanto dar um sumiço neles quanto realizar aprimoramentos e disponibilizar mais acesso a quem quer mais liberdade de escolha.

Mas fica aqui meu parecer e pergunto a você; já experimentou as visualizações dinâmicas? Se já o que você achou das mesmas? Recomenda ou não a outros blogueiros?


Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link: Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

4 comentários:

  1. Legal , tirei muitas dúvidas aqui , fiz mudanças grandes no template dinamico http://www.academiaubuntu.com , foi bem dificil pois quase nenhum blogueiro no mundo esta se virando bem , acho até que estou na vanguarda das mudanças

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em ter ajudado Admin. Espero que você esteja mesmo na vanguarda, pois os templates dinâmicos vão se agregar bem ao HTML5 e outros recursos que vêm por aí.

    Eu particularmente gostei dos templates dinâmicos, mesmo ainda limitados em edições.

    ResponderExcluir
  3. Ola pessoal, eu gostei das visualizações dinâmicas, o que achei realmente péssimo foi não poder colocar os botões de direcionamento de redes sociais, como twitter, facebook, google mais e youtube.

    No site da Academia Ubuntu, eu reparei que a forma de direcionamento para o twitter foi dado por meia de uma criação de página, e ao clicar direcionava a pagina.

    Achei interessante, se alguem puder me ajudar, agradeço!

    O meu blog: saudebm.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Caro Diego! Realmente são bem interessantes as visualizações dinâmicas, mas faltam recursos como os que citou. Uma boa dica de como criar aceso rápido à páginas das redes sociais é usar o próprio gadget de links do Blogger e inserir na lista de links os links para o seu perfil. Ajudei?

    ResponderExcluir

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.