segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Como criar minha primeira postagem?

Muitas pessoas criam seus blogs por livre e espontânea vontade e sem uma instrução objetiva sobre como fazer isso, nem como começar a interagir com seu blog. Um dos exemplos é a composição da primeira postagem no blog. Para quem já está a muito inteirado com blogs isso é muito fácil, mas para quem nem conhece ainda a tradução de blog, esta informação será muito importante.

Estarei ensinando em detalhes como compor sua primeira postagem. Já divulguei aqui no Processo Blogs como usar o painel de composição de postagem do Blogger e você poderá conferir de perto. Como usar o painel de postagem do Blogger.

Estarei passando informações bem básicas, mas úteis aos que estão chegando agora na embarcação de blogueiros.




Compondo a Postagem

Para criar sua primeira postagem é necessário alguns passos até chegar lá e começar. Esclarecendo que estarei ensinando no painel do Blogger (por enquanto), mas as dicas ensinadas aqui valem para todas as plataformas.

Acesse o Blogger > Faça login > Selecione o blog > Clique no botão com o ícone de um lápis. Confira a localização deste botão na imagem abaixo:

Botão de criação de nova postagem


Recursos de Texto

Após clicar no botão, você verá diante de você o painel de composição de postagem com todas as ferramentas necessárias para você compor sua postagem.


Você poderá inserir textos escolhendo alguns modelos de fontes, alterar o tamanho, cor e estilo de texto, como negrito, itálico, sublinhado e riscado. Se quiser pode ainda marcar seu texto.

Recursos Web

Você ainda pode usar recursos da web para auxiliar em seu artigo como links para outras páginas, arquivos e mais. Insira imagens da web ou do computador; insira vídeos de serviços de vídeos ou do computador e insira quebra de página para determinar até onde será mostrada a postagem na página inicial de seu blog.

Só tome cuidado em usar imagens e vídeos próprios ou use links de onde você pegou os mesmos.

Recursos de Formatação

Os recursos de formatação permitem você alinhar textos, vídeos e imagens, criar listas numéricas, pontuadas; criar citações e remover formatações de textos.

Basta selecionar o que quer formatar ou retirar a formatação e clicar nos botões no painel.

Existem outros recursos, mas os que você irá usar mais são estes mesmo. Depois da primeira postagem criada, você já terá noção maior de como criar outras com estes recursos.

Uma boa dica para você não ficar muito confuso com estes painéis é observar os programas de texto como o Microsoft Word; pois suas ferramentas são bem semelhantes às usadas nestes painéis.




Conclusão

Agora você já tem um reforço maior de como criar sua primeira postagem. Como eu disse o esquema de usar imagens, links, vídeos e demais recursos são encontrados em todas as plataformas. Umas com recursos a mais outras a menos, mas a composição de uma postagem segue o mesmo esquema.

Pronto para compor sua primeira postagem?

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link: Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.