sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Serviços na nuvem se tornam cada vez mais viáveis

Armazenamento na NuvemCostumeiramente usamos softwares instalados em nossas máquinas e mantemos uma organização até impressionante em nosso computador com aquilo que criamos e com arquivos que chegam novos em nossa unidade. Mas será que essa rotina de trabalho poderá mudar algum dia?

Não, ela já esta mudando! Sim, e bem debaixo de nosso nariz e não percebemos. Não percebeu ainda quantos serviços oferecem os mesmos recursos que usamos em softwares instalados em nossos computadores?

Ou ainda não leu o artigo sobre os serviços de armazenamento de arquivos online na nuvem? Se não leu ainda, recomendo que leia porque são muito importantes para complementar o assunto que estarei tratando aqui.

Nuvem Predominante

Esse título é bem curioso, mas você vai entender tanto seu significado como a introdução deste artigo. 

Eu passei anos e anos da minha vida nesse mundo digital e na internet sempre passando pelos mesmos processos: instalando softwares e guardando arquivos muito importantes em meu computador. Sempre que um vírus me pegava ou algum dos equipamentos sofriam algum dano; tinha que formatar meu computador e recomeçar todo processo novamente de reinstalação de softwares e correr atrás dos meus arquivos novamente por que chegava a perder os mesmos.

Era muito prejuízo mesmo as vezes. Da última vez que isso aconteceu, eu usava tudo em um só HD particionado e ocorreu uma queda de energia que me custou justamente o HD! E corri o sério risco de perder todos os meus documentos pessoais e arquivos mais importantes.

Eu até então não topava esse negócio de ficar fazendo upload de arquivos para serviços como o SkyDrive, Google Drive e outros; porque demoravam uma eternidade e isso me enchia o saco. Um amigo meu que trabalha com manutenção em computadores e redes; me  deu a mesma ideia e a algum tempo já usava esse sistema instalar os softwares nos computadores dos clientes usando estes serviços onde ele acessava seus arquivos sem problemas em ter que usar CD, DVD ou pendrive.

Depois dessa do HD eu me convenci de vez que realmente o melhor é guardar todos os meus arquivos importantes na nuvem e com um simples download reinstalar todos de volta sem problemas de ter que ficar baixando sabe-se lá de onde.

Talvez me pergunte o que isso tem a ver com um blogueiro. Eu digo TUDO! Eu perdi códigos importantes de banners que usava para monetizar meus artigos e os blogs; perdi templates baixados; perdi arquivos importantes relacionados aos meus blogs e minha loja online e mais coisas que não deveria perdido!

Então decidi usar o gerenciador de arquivos do Google Drive e deixar ele trabalhando sossegadamente em segundo plano fazendo upload de todos os meus arquivos mais importantes e me livrando de sofrer mais decepções e dores de cabeça.

Quer uma dica de um cara de passou experiência? Se não quer perder coisas importantes por uma avaria em seu HD que seja irreversível; trate de abrir uma conta em algum serviço online, fazer upload de seus arquivos pelo gerenciador e acesse seus arquivos sempre que precisar e onde estiver.

Sobre o Autor:
Ricardo F.S Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.