quarta-feira, 2 de maio de 2012

Google Crhome - Ferramentas para blogueiros

Imagem
Para quem sempre está lidando com seu blog e investindo em melhorias e precisa estar sempre por dentro de HTML, Javascript e CSS, é preciso tanto entender um pouco sobre o assunto como também dominar os recursos das plataformas de blogs disponíveis e também alguns softwares nesta categoria.

Eu mesmo costumo usar os recursos da plataforma, softwares como o Dreamweaver e também o bloco de notas para edições rápidas e adaptações, mas neste artigo quero apresentar uma nova forma de você analisar seu blog ou site usando apenas o seu navegador.

Claro que para isso é preciso estar em uso o Google Chrome, que tem este recurso e consegue examinar toda estrutura do blog aberto no momento. É um recurso muito bom e que auxilia na localização de itens no template, descobrir códigos de cores e outros detalhes mais.


Inspecionando sua Página

Para ver todo o código fonte de sua página, basta apenas dois simples comandos com seu mouse e já verá toda a estrutura de seu blog em códigos.

Abra o blog e clique na página com o botão direito do mouse; depois em "Exibir código fonte da página".  Você verá no rodapé da página como na imagem abaixo:

Imagem
Clique na imagem para ver em detalhes o recurso aberto na página.

O que você pode encontrar neste recurso do Google Chrome além da exibição do código-fonte? Realmente são muitos recursos ótimos para quem vive esquentando a cabeça com códigos. Veja o tamanho da lista de ferramentas de inspeção:
  1. Elements - Onde você visualiza os códigos de elementos separados da página, bastando apenas selecionar com o mouse.
  2. Resources - Onde você encontra diversas informações dentro de seu blog como frames, data base, links, local storage, session storage e outros.
  3. Network - Onde você assiste todas as conexões e ligações de seu blog sendo feitas.
  4. Scripts - Onde você pode visualizar os scripts na página.
  5. Time Line - Onde fica alinha do tempo.
  6. Profiles - Onde você pode realizar capturas de perfis do CSS, JavaScript e tela.
  7. Audits - Onde você pode realizar auditorias sobre o estado de seu blog (resultados em inglês).
  8. Console - Onde você pode conferir erros e alertas quanto ao seu blog.
As ferramentas são para usuários com certo nível de conhecimento, mas pode mexer a vontade e sem medo, já que nenhuma delas afetará a estrutura de seu blog; mas servem apenas para análise mesmo.

Para quem quer saber informações detalhadas sobre certos elementos de sua página, como tamanho de uma imagem, estilo de uma fonte e outros; basta apenas usar a ferramenta no primeiro recurso que é o "Elements".

Apenas selecione na página o que quer inspecionar e faça o procedimento do botão direito do mouse e já verá os resultados exibidos na área do rodapé da página com destaque em azul.

Espero que este recurso possa ajudar você na manutenção e melhoria de seu blog. Só é preciso baixar o Google Chrome. Para isso, use o link abaixo:
Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.