sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Pingdom Tools – Teste o carregamento de seu site ou blog

Acompanhar o carregamento de seu blog é importante? Com certeza que sim; pois quando se descuida nesse quesito de carregamento mais rápido ou lento, pode-se ganhar ou perder em muitos sentidos.

Tools é um serviço da Pingdom para webmasters e pessoas comuns como nós que temos um site/blog para descobrirmos qual o tempo de carregamento do mesmo.

Para quem não sabe qual a importância disso, digamos que usar essa ferramenta para avaliar seu blog, pode influenciar as pessoas a ficarem em seu site/blog ou não.

Pingdom Tools - Análise de Carregamento de Sites


Quando clicamos em um link para visitar certa página, se inicia o carregamento da mesma, onde no final visualizaremos ela totalmente carregada; mas é aí que muitas pessoas se frustram e vão embora pela demora no carregamento dos itens de algumas páginas por aí. Quem gosta de esperar muitos segundos pelo carregamento de uma página não é mesmo?

Nessas horas é bom você rastrear o que está pesando em seu site/blog para eliminar ou melhorar isso e dar uma aliviada no carregamento de suas páginas, otimizando seu site/blog.

Usando o Pingdom Tools

Ensinarei como usar essa ferramenta da Pingdom para analisar o carregamento de seu site/blog. Então comece a praticar neste tutorial seguindo os seguintes passos:

1. Acesse o site clicando aqui.
2. Digite ou copie e cole o endereço do seu site/blog corretamente no campo contendo um botão escrito “Test Now”.
3. Clique nesse mesmo botão e aguarde os resultados.

Quando clicar, você verá que a ferramenta simulará o carregamento de seu site/blog e ao final lhe mostrará vários detalhes sobre ele como: Ordem de carregamento dos itens, tamanho dos mesmos e quais estão demorando mais para carregar. Em primeira instância você verá os seguintes resultados na página:

Resultados de Teste no Pingdom
Esse teste foi realizado com meu blog pessoal Ricardo Sempre; que é o mais leve de todos

As informações mostradas nessa área são (da esquerda para a direita): Página inicial do blog; é 78% mais rápido que todos os blogs testados; 91 pedidos foram realizados para o carregamento completo; 2.03 segundos foi o tempo de carregamento e 1,8 MB é o peso total da página inicial.



Mais abaixo nos resultados você pode conferir em detalhes o que carregou mais rápido ou mais lento em sua página; podendo assim viabilizar o problema se for possível.

 O elemento mais pesado foi um banner de afiliado, usando 1.50 segundos para carregar.  Você pode posicionar o mouse sobre a barra para visualizar o tempo de carregamento de cada item.

Na URL informada, você poderá clicar e ver o que é que está pesando tanto em seu blog. Nesse caso pode ocorrer de aparecer algo simples de se consertar ou otimizar; mas em outros casos você pira e não encontra o problema.

Lembrando que é recomendado você fazer no mínimo 3 testes para confirmar onde está o problema em seu site/blog; já que sempre variam um pouco os resultados. Detectado o problema você pode estar solucionando na medida do possível, otimizando imagens; eliminando códigos e mais ações que forem cabíveis e possíveis.

Não se assuste com os símbolos e cores encontradas nos resultados, porque bem mais abaixo verá o que significa cada elemento iconizado e cada cor nas barras. Confira também outros resultados nas abas disponíveis depois dessa.

Como você pode ver, o blog Ricardo Sempre em seu estado, esta perfeitamente leve nesse teste e condições. Lembrando que você pode estar analisando cada página separadamente se preferir.

Aí esta mais uma ferramenta excelente para quem busca o aperfeiçoamento de suas páginas na web e procura um tráfego maior otimizando sempre todos os pontos necessários em seu blog ou site.

Gostou da dica? Então comente; compartilhe e não perca mais novidades se inscrevendo por email ou via Feed/RSS. Até o próximo artigo!

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.