terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O dicionário é o pai dos burros?

Quem não já ouviu esta frase antes não é mesmo? Vou contar uma experiência que passei durante um dos cursos que andei fazendo e concordei plenamente com o que minha professora dessa época disse.

Entramos neste assunto sobre o dicionário e como o povo usa muito essa frase para qualificar o dicionário, mas será mesmo que o dicionário é o pai dos burros ou pai dos inteligentes?

Na analogia comum o povo diz ser ele o pai dos burros por ensinar os burros o significado das palavras corretamente; mas nós descobrimos que na verdade o dicionário não ensina a burros e sim é buscado pelos inteligentes que querem mais e mais conhecimento das palavras.

Mas o que isso tudo tem a ver com blogs? É exatamente onde quero chegar com esta postagem.

O Dicionário e o Blogueiro

Quem pode dizer que conhece o significado de todas as palavras e domina bem seu idioma?

Até mesmo um professor na matéria pode cometer os seus pecados neste sentido, quanto mais outras pessoas como nós blogueiros que nos expomos constantemente escrevendo mais e mais artigos que são lidos por muitas pessoas e examinados letra a letra.

O dicionário deve fazer parte da vida do blogueiro hoje em dia. Não importa se ele é de papel ou virtual em páginas da web; o que importa é que tenhamos atração por descobrir o significado das palavras e aplicá-las corretamente com o máximo de nosso esforço. O restante dos erros usamos a humildade e acertamos com os leitores; mas é imprescindível que saibamos usar as palavras com o mínimo de erro possível.

E não estou falando de erros de digitação, e sim de mal uso de palavras e significados. Por exemplo, sem olhar no dicionário. Você saberia dizer o significado de uma palavra que acabei de usar logo acima, imprescindível?

Pois é, continuo a dizer que precisamos ter apego com dicionários e muita curiosidade quando nos depararmos com palavras muito complexas para nosso nível de domínio. Não devemos ignorar que mesmo com a intenção de muitos blogueiros de facilitar a leitura de seus artigos para seus leitores, ainda há sites e blogs que usam bastante palavras complexas e leitores instruídos que podem ridicularizar nosso uso pobre de palavras muito comuns e sem estilo gramatical também.

Conclusão

Adoro buscar significados, descobrir curiosidades e aprender coisas novas; isso me faz mais inteligente a cada dia que pratico a leitura e me envolvo com dicionários, enciclopédias e outras fontes de conhecimento.

Você é chegado nas coisas que citei acima ou tem apatia quanto a leitura?

Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.