terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Google Analytics - Sistema de estatísticas da Google

O Google Analytics para quem ainda não conhece, é a ferramenta de análises de blogs do Blogger; e é usada por blogueiros para que acompanhem o desempenho de seu blog com relação a visitas, visualizações de página e muitos outros dados que são analizados por este site.

A importância do Google Analytics é muito grande e muitos blogueiros usam diariamente observar os dados de seu blog se está bem ou não de movimentação e outros fatores.

Esta ferramenta pode ir muito mais além de apenas disponibilizar informações gráficas em sua tela, ela serve para você acompanhar o desempenho de seu blog com base em suas metas e objetivos como número de visitas se aumenta ou cai, noção de seus ganhos com base nas visitas e visualizações de página e mais.

Eu mesmo acompanho quase que diariamente o desempenho de meu no Google Analytics. Não é bem um vício, e sim uma necessidade. Quem é blogueiro de verdade, precisa ter e conhecer ferramentas como esta para não deixar seu blog como navio desgovernado em alto mar.





Recursos

O Analytics é capaz de identificar além da tradicional taxa de exibição e hit de uma página, localização geográfica do visitante, forma com a qual chegou na página (através de links de outros sites, buscador, AdSense ou diretamente pelo endereço), sistema operacional, navegador, navegador e sistema operacional combinados e suas versões, resolução de tela, Java_(linguagem_de_programação), reprodutor de flash instalado, entre outros, em períodos diários, semanais, mensais e anuais.
Embora muitas pessoas vejam o Google Analytics apenas como uma ferramenta de monitoramento de tráfego essa ferramenta na verdade funciona como uma poderosa ferramenta para tomada de decisões em negócios relacionados a Internet.

Uma das telas com dados acompanhados pelo Google Analytics. Clique para ampliar.

O Sistema conta com um breve código javascript em cada página do site que o visitante acessar. Este código envia os dados ao Analytics, que, por sua vez, os transmite ao dono. A cada novo site cadastrado no sistema, o Google Analytics varre o código-fonte em busca do código fornecido. Caso não encontre ele continua acessando a página periodicamente até encontrar a seqüencia de caracteres prevista. Caso não encontre-a, o sistema não fornecerá dados ao cadastrante. Isto serve como uma forma de confirmar que somente o dono da página cadastre seus sites e somente ele tenha acesso aos dados.

Alguns softwares e plugins instalados na maquina do visitante bloqueiam a exibição das incômodas propagandas dos mais variados tipos. O código em JavaScript fornecido pelo sistema para inserir na página é muitas vezes bloqueado por usuários, ocasionando muitas vezes a não-contagem da visita. Este é um dos temas mais polêmicos sobre o Google Analytics, pois seu código é disponibilizado em uma linguagem da qual ele não consegue identificar no computador do usuário sua condição (habilitado ou não), muito embora a taxa de usuários que possuem JavaScript desabilitado em seu Browser esteja em 0.25% no Brasil. O mesmo problema de incoerência ocorre com dados como localização, que é mascarada pelo programa, ficando inexata.




Conclusão

Apesar de sempre haver os pequenos "poréns", o Google Analytics continua sendo usado por muitos blogueiros e é um guia para muitos que cuidam bem de seus blogs.

Não se preocupe, pois o Analytics é uma matéria extensa e estarei sempre publicando mais artigos sobre esta versátil ferramenta da Google. Por isso procure se atualizar acompanhando o Processo Blogs no final deste artigo.

Você usa o Analytics em seu blog ou outro serviço?

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