terça-feira, 17 de junho de 2014

Configurando um domínio do GoDaddy no Blogger

GoDaddy no Blogger
Enfim! Estamos na etapa final de ter o domínio próprio do GoDaddy totalmente funcionando no Blogger! Se você já comprou seu domínio seguindo as minhas dicas no Processo Blogs e não sabe como configurar; não se preocupe que ensinarei como fazer isso passo a passo no painel do GoDaddy.

Não é "mamão com açúcar", mas explicarei o mais claramente possível todos os passos para deixar seu novo domínio totalmente funcional. Com isso a audiência em seu blog crescerá nas pesquisas; mais visitas chegarão; mais valor será agregado ao seu blog e mais importância de uma forma geral ele terá.

Por isso investir em um domínio é quase que essencial para todo blogueiro que quer realmente levar esse assunto a sério. Se chegou até aqui, esta bem perto de concluir esse passo de sucesso.

Esse tutorial só serve para quem tem blog na plataforma Blogger. Futuramente postaremos sobre outras também; por isso não perca os artigos que virão pela frente. Vamos nessa?

Configurando o novo domínio

Confesso que sofri muito para configurar o domínio do blog Ricardo Arts e foi no modelo antigo, tanto do Blogger quanto do GoDaddy. Os painéis eram diferentes e eu mal entendia o que era um subdomínio; mas não quero sofrimento para blogueiros que estão conquistando seu espaço e por isso estou disponibilizando estas informações do modo mais claro possível.

Para seu domínio funcionar com o Blogger é necessário configurar o domínio aqui na superdomínios e também configurar o sistema no Blogger. 

1 - Efetue o login no Blogger

2 - Ao lado do blog clique na flecha onde diz "mais opções" e depois vá até "configurações" :

Painel do Blogger
Caso tenha diversos blogs, basta ir direto nas configurações do blog a ser configurado o domínio

3 - Na aba "Publicação" clique no link "+Configurar um URL de terceiros para seu blog"

Área de publicação


4 - No campo em branco coloque seu domínio, com o www. na frente igual foi feito abaixo e clique em salvar:

Domínio inserido


5 - Após clicar em salvar vai aparecer um erro dizendo que você precisa adicionar 2 entradas CNAME em seu domínio conforme abaixo:

Aviso de erro do Blogger

São dessas 2 entradas que você precisa para configurar o domínio na GoDaddy.

6 - Abra o painel da GoDaddy logado em sua conta em uma nova aba, deixe o site do Blogger aberto.

Clique em "Domínios" > "Todos os domínios"
Clique em "Gerenciar DNS" ao lado do domínio desejado no menu suspenso.
Na página que se abrir, não precisa mudar nada, senão o que for indicado nos próximos passos.

7 - Clique em "Adicionar Registro"

8 - Na janela pop-up que se abrir, selecione a opção "CName Alias"

- Agora iremos adicionar a primeira entrada solicitada pelo Blogger, em "Host" preencha com www , em "Aponta para", coloque ghs.google.com e o terceiro campo coloque 1/2 hora e salve as alterações. No meu caso ficou assim:

Janela de adição de registro

10 - A segunda entrada que precisa ser adicionada é única para cada domínio, é necessário que você copie e cole da página do Blogger aquelas letras confusas e chatas e salve novamente e se aparecer alguma informação chata só confirme. No meu caso ficou assim:


9 - Após fazer essas 2 alterações no painel da GoDaddy aguarde 2 horas para propagação e volte no painel de controle do Blogger, faça novamente o que foi feito nos passos 1 ao passo 5, dessa vez o sistema irá aceitar a alteração. Mas nesse período podem ocorrer certas anormalidades ao acessar seu blog; mas é normal.

Se tudo foi configurado corretamente e o Blogger aceitou as modificações é porque deu certo e se tentar acessar seu blog após isso, poderá visualizar esta mensagem:



Por fim, depois de algum determinado tempo, tudo estará funcionando perfeitamente e todas as URLs espalhadas pela web direcionará para o novo domínio com sucesso. Assim espero... É que sempre surge algum enrosco... Mas não se assuste!

Em caso de achar muito complicado esse método, temos outro mais fácil e rápido que no máximo 24 horas, seu novo domínio estará funcionando perfeitamente.

Configurador Automático GoDaddy para Blogger

Essa ferramenta realmente vai deixar muito blogueiro feliz da vida por facilitar essa empreitada toda. Basta apenas seguir os passos abaixo:

1. Acesse a ferramenta clicando aqui.
2. Você verá a janela onde deverá ser inserido seu domínio já comprado e desbloqueado;

Ferramenta de Configuração Automática

3. Insira seu domínio (www.algumacoisa.com) e clique em "Confirm";
4. Pronto! Todas as configurações necessárias serão efetuadas automaticamente!
5. Não acabou ainda; mas agora basta apenas seguir  os passos 1 ao 4 do primeiro tutorial para deixar tudo no jeito em sua conta no Blogger.

Lembrando que dentro de 24 horas seu domínio já estará aparecendo para todos e funcionando perfeitamente. Fique de olho nas novidades e e comente para deixar sua dúvida, opinião ou complemento no artigo. 







Sobre o Autor:
Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.

4 comentários:

  1. Aqui a configuração, depois de feita, demorou menos de 5 minutos pra funcionar no Blogger. Fui ver e já estava funcionando o novo domínio. Não sei se porque o processo está mais rápido ou pelo fato de ter levado uns dois dias só pra processar o pagamento do domínio.

    Ótimo post. Obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor Ribeiro! Muito obrigado por ler o artigo e comentar! Enquanto lia seu comentário também imaginei que devem ter feito melhorias nos serviços e por isso seu resultado veio tão rápido assim! E que bom que foi assim, pois ao demorar o cliente sente uma desconfiança e desconforto terríveis. Abraço e sucesso!

      Excluir
  2. Oii Ricardo. Tudo bem?

    Então eu fiz tudinho. E o blog não aparece pra mim. www.bloghaironfire.com

    Mas aparece para outras pessoas, ai depois não. Será que é algum bug? Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jennyfer Lira, desculpe a demora em responder pois estive um tanto doente esses dias, mas geralmente é natural demorar um pouco até aparecer o domínio. Mas se persistirem os "sintomas"; volte a comentar aqui e procuro uma solução ok? Aguarde mais um pouco. Ao menos 7 dias pra ver o que acontece.

      Excluir

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.