quinta-feira, 24 de abril de 2014

Como restaurar um template com problemas?

HTML
Lidar com HTML e edição de um blog não é tarefa fácil, mas sim para web designers e programadores. Com a chegada das tecnologias HTML5 e CSS3 a coisa fica ainda mais complicada. Mas não dá pra negar que muitos blogueiros bem motivados sempre acabam "fuçando" daqui e dali e aprendendo alguma coisa só para fazerem eles mesmos os ajustes, manutenção e edição em seus blogs.

Claro que isso livra de muitos gastos com profissionais dessa área; mas admitamos que não chega nem aos pés do resultado que os caras produzem; mas a questão não é essa e sim as consequências desse aprendizado por conta própria e os riscos que existem em colocar a mão na massa e fazer tudo sozinho.

Estou falando de pequenos conflitos, defeitos na estrutura do blog e até perca total do template por uma manobra aparentemente irreversível. Isso já aconteceu comigo no princípio da minha carreira e me deu muita dor de cabeça até admitir que meu template estava realmente perdido.

Se você já passou por isso, sabe muito bem como dói causar danos irreversíveis em seu blog e mesmo gostando tanto do template, ter que excluí-lo porque alco deu errado. Mas hoje ensinarei como contornar essa situação trágica e salvar seu blog, mesmo quando tudo parece perdido.

Restaurando o Template de seu Blog

Eu me baseei no Blogger para realizar esta façanha, mas funciona com Wordpress, Tumblr e outras plataformas que permitam edição do blog no modo HTML.

Nesse caso você terá que ter sempre à disposição uma cópia do template em uso no momento. Pois sem ele seu projeto realmente estará perdido e não há muito que se possa fazer.

Existe um recurso no Blogger onde você pode reverter alterações apenas clicando no botão "Reverter Alterações". Mas infelizmente existem casos onde já salvou as alterações que não é possível; daí entra o esquema que bolei para salvar seu dia e seu blog.

Basta apenas abrir seu blog no modo de edição de HTML e o template salvo no computador com o bloco WordPad do Windows (Para quem usa Windows). Recomendo esse software porque o mesmo abre os códigos mais organizadamente e permite detectar melhor as tags e tudo mais. Sem contar que tem um localizador rápido de tags e códigos que ajuda demais nessas horas.

Se você excluiu, colocou algo a mais que deu errado ou duplicou algum código que causou conflito, erro ao salvar as mudanças ou mesmo deixou seu blog uma merda; basta apenas detectar onde ocorreu o problema e usando o código do template, substituir o código do blog paulado.

Mas se não souber nem mesmo onde foi que você detonou tudo, recomendo que perca todas as suas alterações até ali e recoloque o template novamente como baixou, pois sem saber onde fez as alterações fica complicado de consertar.

Entendeu não? O esquema é simplesmente pegar a parte do código boa no template original guardado e colar onde apagou, errou ou substituiu códigos no que esta em seu blog. No caso de duplicação, basta apenas identificar o código duplicado e deletar um deles. Já passei por um caso desses e tive uma baita dor de cabeça...

Feita as alterações, salve e confira se esta tudo normal novamente. Dá um trabalho sim, mas é melhor que excluir todo seu trabalho e recomeçar do zero. Eu não sei você, mas eu desanimo profundamente ter que recomeçar um projeto do nada novamente.

Gostaria de saber se já passou por alguma situação do tipo e se gostou dessa dica. Ajude outros blogueiros compartilhando esse artigo. O mundo só vai melhorar com esses gestos. Obrigado e acompanhe nossas atualizações e até a próxima!

Sobre o Autor:
Ricardo F.S Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.





2 comentários:

  1. Mais rápido do que importar o template pelo gerenciador do blog. Abri o arquivo backup do template no wordpad e selecionei todo o conteúdo e depois de copiar, colei no editor de html do modelo. Recomendo a todos que não querem perder tempo importando o backup da forma tradicional do blogger.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa amigão! Comentário publicado com sucesso! Gostei da sua dica! E funciona perfeitamente! Se o tempo for realmente muito menor com relação ao importador do Blogger é melhor fazer desse modo mesmo. Valeu por sua preciosa cooperação! Abraço!

      Excluir

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.