quarta-feira, 9 de julho de 2014

Adeus Orkut! Menos um espaço para divulgação

Logo Orkut
Para quem conheceu o bom e velho Orkut com suas comunidades e outros entretenimentos na web; sabe que estou falando da rede social que foi dominada por brasileiros e durou bons anos no ar. Recebi por email uma notícia de que esta rede social será descontinuada; mesmo ainda povoada por muitos admiradores.

Com o lançamento da rede social Google+ o Orkut acabou perdendo muitas pessoas. Sem contar que antes o Facebook já tinha minado muitos outros usuários já. A Google resolveu descontinuar a rede social devido o sucesso da Google+ e investir ainda mais nessa rede social.

Vou publicar aqui o conteúdo que recebi no email sobre as atualizações da Google.

Adeus ao Orkut!

Dez anos atrás, o Google mergulhou pela primeira vez nas redes sociais por meio do Orkut, que nasceu como projeto experimental de um engenheiro que deu nome à rede. As comunidades do Orkut deram forma a conversas e conexões que até então não existiam, antes mesmo que as pessoas soubessem o que eram "redes sociais".

Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários.

Comunidades no Orkut
Página de comunidades no Orkut
O Orkut será descontinuado no dia 30 de setembro de 2014. Até lá, não haverá impacto para os atuais usuários, para que a comunidade tenha tempo de lidar com a transição. Usuários podem exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout (disponível até setembro de 2016). A partir de hoje, novos usuários não podem criar novas contas no Orkut.

O Orkut pode estar indo embora, mas todas as incríveis comunidades criadas pelos usuários vão ficar. Um arquivo com todas as comunidades públicas ficará disponível online a partir de 30 de setembro de 2014. Se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta Google. Para ter mais detalhes, por favor, visite a Central de Ajuda.

Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além.

Postado por Paulo Golgher, Diretor de Engenharia do Google

Sobre o Orkut


Nunca escrevi  sobre o Orkut aqui e não terei mais o que escrever, mas como ele marcou nossa história por um bom tempo; sendo a primeira rede social na web. Vou deixar essas informações aqui para as gerações que não conheceram o carro chefe da onda de redes sociais.
O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google. 
O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. No Brasil a rede social teve mais de 30 milhões de usuários, mas foi ultrapassada pelo líder mundial, o Facebook. Na Índia também é a segunda rede social mais visitada. O orkut tem mais de 33 milhões de usuários ativos no mundo.
A sede do Orkut era na Califórnia até agosto de 2008, quando o Google anunciou que o Orkut seria operado no Brasil pelo Google Brasil devido à grande quantidade de usuários brasileiros e ao crescimento dos assuntos legais.
Apesar de Orkut ser um nome próprio, na programação visual do site (títulos e logos) a palavra está em minúscula (orkut).
Em 30 de junho de 2014, a Google anunciou a extinção do Orkut com data marcada para 30 de setembro deste mesmo ano.
Fonte: Wikipédia

Minha Opinião?

Usei  o Orkut por um breve tempo e na verdade comecei a divulgação do meu primeiro blog nessa rede social. Alguns blogueiros de visão já divulgavam seus trabalhos por lá e pessoalmente interagi por algum tempo com amigos no Orkut. Mas surgindo o Facebook; muitos amigos mudaram de lugar na web e curiosamente passei a aceitar o Facebook (que antes não me atraia). Veja meu perfil no Orkut em sua última atualização de layout:

Meu perfil no Orkut
Note a mensagem de descontinuação do Orkut que apareceu em todos os perfis dos usuários
Criei  meu perfil no Facebook e dominando um pouco essa rede social; comecei a divulgar nela meus trabalhos e textos. Hoje não uso mais o Orkut e apenas tenho perfis no Facebook ( com fan page); no Google+ e Twitter. Quando o Google+ surgiu, estranhei um pouco, mas depois me acostumei; mas confesso que uso mais o Facebook do que essa rede social e muito mais interajo com amigos no Facebook do que no Google+.

De qualquer forma, quem relutou até os últimos dias para abandonar o Orkut, já não poderá mais escolher; pois o fim já foi anunciado. Mas tanto o Facebook como o Google+ são boas opções para se divulgar seus trabalhos e conhecer pessoas. Poderá até mesmo encontrar velhos amigos do Orkut nelas. Minha dica? Eu acho as duas redes sociais boas a nível de recursos; mas sempre faltará aquele pequeno quesito único do Orkut.

Mas fazer o que? A vida é assim mesmo e novidades engolem antiguidades... Precisamos ir se adaptando a essas novas esferas e tecnologias. E você, o que acha dessa mudança tão espantosa da Google? Ainda tem perfil no Orkut?







Sobre o Autor:
Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.