domingo, 23 de outubro de 2011

O que é um blog e qual sua definição?

Qual a definição de blog? Esta seria a pergunta que merece atenção em primeiro lugar no aprendizado sobre o processo de se tornar um blogueiro. Infelizmente existem milhares de blogueiros no mundo todo, mas será que todos ele saberiam explicar o significado desta palavra?

Citando o exemplo de outros ramos de aprendizado na vida, sabemos que ninguém que preza aprender uma matéria de verdade despreza a parte teórica da mesma. Sendo assim, penso eu que o correto é iniciar no processo dos blogs abordando o princípio da matéria.

Mas não se preocupe, pois isso não é lei decretada e nem regra geral quanto ao conteúdo e sequência das postagens. Estarei seguindo tematicamente assim, mas sempre que encontrar algo interessante na jornada, ou você desejar perguntar algo, com certeza estarei interrompendo a linha de postagens e dando atenção ao que seja importante no momento.

O que é um blog?

Vou explicar por partes. Primeiro vou explicar qual o significado da palavra blog.

A palavra blog é originada do inglês web log (diário da web) criada por Jorn Barger e também é interpretado como blogue no português europeu. Passou a se usar blog quando Peter Merholz em uma brincadeira em seu web log desmembrou as palavras weblog e usou we blog (nós blogamos). Mais tarde Evan Williams do Pyra Labs (criador do Blogger) criou este serviço e lançou o verbo to blog (blogar) e completou a transformação popularizando o termo no Blogger. A partir daí surgiram o restantes das palavras como blogging (blogando), blogger (blogueiro) e outras.

Lembrando que blogs não são sites; estes são hospedados em servidores próprios ou em outros serviços de hospedagem e geralmente possuem domínio próprio (www).

Um blog pode possuir conteúdo de texto até vídeos, tratando de coisas pessoais ou assuntos cotidianos como tecnologia por exemplo. Segundo dados estatísticos da Technorati, em 2007 existiam 112 milhões de blogs. Claro que este número é bem maior nos dias de hoje.

Um blog pode ter um ou vários autores dependendo da política que rege o mesmo.

Conclusão

Esta foi a nossa primeira "aula" sobre o processo dos blogs e estarei postando muito mais pela frente, esperando que você desde já não fique de fora e assine o Feed RSS para receber cada novidade no conforto de sua casa.



0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.