quarta-feira, 4 de março de 2015

Blogger – Gadgets HTML/JAVA Script

Neste artigo abordarei um assunto que para muitos já não é complicação, mas para novos blogueiros pode ser um grande transtorno: Como inserir novos elementos em seu blog.

Muitos de nós sabemos que hoje em dia, serviços como o do Blogger, possuem para cada problema um passo-a-passo para se resolver o mesmo bem explicado; mas infelizmente, nem sempre as pessoas têm tempo para encontrar estas soluções e muito menos lê-las.


HTML

Então resolvi esplanar o assunto para facilitar um pouco, já que abordaremos assuntos também voltados para HTML e o Blogger. Vamos lá então:
  1. Definição de Gadget
  2. Funcionalidade
  3. Inserindo o HTML
  • Definição de Gadget


Gadget é uma gíria tecnológica recente que se refere a, genericamente, um equipamento que tem um propósito e uma função específica, prática e útil no cotidiano. São comumente chamado de gadgets dispositivos eletrônicos portáteis como PDAs, celulares, smartphones, tocadores mp3, entre outros.
Na Internet ou mesmo dentro de algum sistema computacional (sistema operacional, navegador web ou desktop), chama-se também de gadget algum pequeno software, pequeno módulo, ferramenta ou serviço que pode ser agregado a um ambiente maior. No site iGoogle, por exemplo, é possível que seja adicionado alguns dos muitos gadgets disponíveis. O Google Desktop, o Windows Vista, o Mac OS X, o KDE e o Gnome são ambientes que aceitam alguns tipos de gadgetsespecíficos, acrescentando funcionalidades ao desktop do sistema. 

Fonte: Babylon

Gadget, numa tradução mais cabível do inglês, seria uma invenção.
  • Funcionalidade
Na prática, eles servem para muita coisa, como interagir conosco nos ajudando em muitas coisas até no dia-a-dia, como: Notas adesivas de lembretes; relógio; temperatura ambiente; enfeites entra tantas outras. Veja:


Ícones em widget HTML
Criado por Ferramentas Blog 



Este gadget por exemplo, contém ícones que nos levam a página inicial do blog; adiciona o blog aos favoritos; abre a página de formulário de contato; abre um formulário de compartilhamento e acessa o perfil no Orkut. Estes mesmos gadgets são usados nas versões do Windows Vista, 7 e 8.

Por trás de toda essa funcionalidade, está o código HTML e também o JAVA Script é claro.

Existem infinidades de códigos que podem ser inseridos nos gadgets e usados no blog. O próprio Blogger disponibiliza um arsenal de gadgets prontos onde você poderá estar inserindo em seu blog. Os mesmo são encontrados na galeria da plataforma.
  • Inserindo o HTML
Inserir um código HTML ou JAVA Script é moleza. Mas vamos mostrar isso com ilustrações para não ficar dúvidas para nossos leitores. Vamos nessa então?

Primeiro você terá que estar logado em sua conta no Blogger. Clique no link “Design” no canto superior direito para abrir a área de edição do seu blog.

Blog - Visão dos gadgets 
Você verá seu blog nu e composto somente de gadgets que formam sua aparência exterior. Para inserir uma nova função, basta você clicar no link em azul “Adicionar um Gadget” e se abrirá uma janela pop-up onde você poderá ver vários gadgets do Blogger. Escolha a opção HTML/JAVA Script.

Opção para códigos

Clique no + para criar um novo gadget usando código HTML/JAVA Script. Uma janela pop-up se abrirá onde você poderá inserir seu código e editá-lo como queira; até mesmo inserindo textos.

Janela para inserção do HTML/JAVA Script


Depois de editar e salvar o gadget, você poderá vê-lo melhor, alternando o modo de “Design” para “Visualizar o blog” . O mesmo estará no mesmo local onde você havia clicado no link para criá-lo lembra? Ou na coluna direita, esquerda ou no centro.

Se o gadget não ficou onde você esperava, você pode alternar o modo de visualização novamente e mudando-o de posição como queira. Sempre salve para não perder suas edições; mas se tiver insegurança de fazer este procedimento entre em contato conosco para tirar suas dúvidas.

Fácil não? Agora você poderá enfeitar e arranjar seu blog e equipá-lo como queira.
Lembre-se, você pode participar comentando e dando a sua opinião e compartilhando também este conteúdo para auxiliar outras pessoas. Abordaremos mais sobre blogs e HTML/JAVA Script. 
Blogger - Gadgets HTML/.

6 comentários:

  1. Valeu cara era isso que eu estava procurando, muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. É um prazer poder ter ajudado voce Mozi! Temos planos maiores em questão de postagens sobre recursos do Blogger. Aguarde e sinta-se em casa.

    ResponderExcluir
  3. e cade o codigo para inserir q nao estou vendo

    ResponderExcluir
  4. Você não entendeu amigo. O código você usa de banners de outros sites, de músicas em html, imagens e até códigos prontos de outros sites ou blogs.

    Estou reservando uma novidade que todos irão gostar. Você terá muitos códigos legais para colocar em seu blog. Aguarde...

    ResponderExcluir
  5. Agora, sim, está muito bem explicado!!!
    Isso sim é uma aula.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo elogio Cláudio, sua participação me faz saber que meus esforços estão valendo a pena por vocês.

    Qualquer coisa é só acionar e a resposta não demora ok?

    ResponderExcluir

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.