quinta-feira, 22 de maio de 2014

Como evitar erros e defeitos no template

Mudança de host
Manter um blog com layout original nem sempre é tão fácil por alguns motivos bem óbvios como códigos hospedados fora do host onde seu blog esta hospedado e imagens também.

É raro acontecer, mas sempre existem serviços de hospedagem que podem dar pau, ficar fora do ar por dias ou mesmo desaparecer com tudo quanto esta hospedado nele. Se seu template tem itens hospedados neste servidor, poderá dizer adeus ao seu template e contemplar lugares vagos nele e até erros na estrutura por sumiço dos códigos e imagens.

Para solucionar este problema bolei uma solução que talvez alguém tenha já descoberto; mas ainda não tinha lido nada a respeito. É uma solução um tanto complexa, mas não é impossível de entender. Essa dica vai garantir que seu blog, fique normal pelo menos enquanto durar a plataforma onde seu blog estiver hospedado.

Claro que essas dicas só servem para blogueiros que possuem blogs em plataformas gratuitas. Quem paga hospedagem não precisa se preocupar com esses problemas e pode armazenar suas imagens e códigos no serviço que paga.

Re-hospedando imagens e códigos

É um trabalho meio complicado, mas seguindo atentamente os passos com certeza conseguirá fazer tudo tranquilamente. Antes de mais nada eu recomendo que faça um backup do seu template para não ter riscos de problemas surgirem por possíveis erros seus.

Siga os seguintes passos para primeiramente preservar as imagens contidas em seu template:
  1. Acesse e faça login na plataforma onde seu blog foi criado;
  2. Entre no modo de edição HTML;
  3. Acione a ferramenta de busca por códigos. No Blogger, basta clicar em CTRL+F dentro do HTML;
  4. Busque pelas palavras "image:url";
  5. Selecione as URLs após essas tags e abra em outra guia do navegador para ver que imagem é;
  6. Salve-a em seu computador;
  7. Abra outra aba na sua conta onde esta seu blog e abra a ferramenta de criação de artigos;
  8. Faça upload da imagem no artigo e no modo HTML, localize a URL dada a imagem;
  9. Copie essa URL (geralmente localizada após a tag "img src:");
  10. Cole no lugar da URL antiga na outra aba aberta;
  11. Vá salvando as alterações e visualizando para ver se esta tudo nos conformes;
  12. Se tudo estiver correto, proceda com os mesmos passos para outras imagens e no final salve as alterações no template e feche a segunda aba usada para subir as imagens no servidor de seu blog.
Para que entenda melhor esse esquema que bolei; você simplesmente tira suas imagens de um servidor que pode ou não ser de risco e as coloca no servidor onde se encontra seu blog. Fazendo isso, suas imagens e códigos só desaparecerão quando seu blog desaparecer ou a plataforma fechar mesmo. 

Os códigos são um pouco mais complicados, mas poderá pegar a fonte dos mesmos, salvar em um arquivo com a extensão própria e salvá-los em um host próprio. Nesse caso não tem como salvar em plataformas como Blogger, Tumblr e Wordpress (Grátis). 

Você precisa de um serviço de armazenamento de confiança que tenha certeza de que não vai bugar sempre e nem sair fora do ar. Hospedado seus scripts, Jquery e outros, ocorrerão menos possibilidades de dar pau no seu template e surgirem áreas defeituosas.

Carregamento mais rápido!

Surpresa! De quebra você ganha um blog bem mais otimizado e seus leitores vão perceber a diferença no ato! Já que suas imagens já não estarão  hospedadas em servidores distantes e dispersas; serão carregadas todas a partir do serviço onde as hospedou.

Sendo assim, seu blog vai carregar muito mais rápido e isso é muito vantajoso para blogueiros e leitores. Boa dica não é mesmo? ;-)

Espero que tenha gostado da dica e conto com sua participação neste artigo para complemento, correção e o que mais quiser. Fique de olho nas novidades porque tem mais pela frente.





Sobre o Autor:
Ricardo F.S Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.