sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Blogueiros x Google: Quem vencerá a disputa por espaço na web?

Luta por espaço na web
Duas coisas que gostaria de esclarecer antes de entrar neste assunto tão polêmico. A primeira delas é que não são apenas blogueiros que estão nessa luta do dia a dia para se posicionar nos resultados da Google e a segunda é que realmente não existe uma guerra declarada entre a Google e os blogueiros; pois este título é um título chamativo que lhe fará entender o porque o coloquei ali, assim que terminar de ler esse artigo.

Se você é blogueiro e usa os recursos do buscador da Google para alcançar seus objetivos a nível de posicionamento melhor e até ganhar mais dinheiro a partir daí; já deve ter notado que de Setembro de 2013 para cá, as visitas deram uma caída e seus ganhos também.

Claro que isso não foi geral e pelo que acompanhei em blogs por aí e comentários, pude perceber que alguns blogueiros não foram tão afetados e outros foram até demais. Mas você sabe o porque de tudo isso?

Já expliquei de onde esta surgindo esse problema em um outro artigo que você poderá acessar e saber melhor antes de continuar:
Uma guerra com vencedor determinado

O motivo de nomear esse artigo dessa maneira é porque examinando o cenário geral e o modo como as coisas vão indo, estou concluindo pessoalmente que estamos numa guerra camuflada onde na verdade não temos a mínima chance de vencer.

Publicamos conteúdo aos milhares durante anos, escrevendo textos sobre coisas que a Google nem tinha conhecimento ainda; digitalizamos conteúdo extranet e colocamos online; compramos conteúdo privado e compartilhamos com ela e desvendamos informações sobre produtos e serviços, esclarecendo mitos e verdades e enchemos seu vasto espaço virtual no banco de dados que por sua vez é apurado, remodelado, enfeitado e aumentado; sendo repassado depois aos leitores sedentos por informações.

Toda sociedade a princípio funciona bem que é uma beleza; até que se descubra que seu sócio esta metendo a mão na sua bunda e levando a maior parte dos resultados. Com a Google é ainda pior, pois nunca houve um contrato concernente a fornecer conteúdo para ela e ganhar algo consideravelmente compensável além de popularidade e centavos de dólares no Google Adsense.

Gigante Google dominando

Sei que corro risco de perder todos os meus blogs dizendo certas verdades, mas do jeito que as coisas andam, não fará tanta diferença. E ainda assim terei outras redes sociais e plataformas para abrir minha boca maldita e digitar com as mãos.

Prosseguindo... Nós blogueiros e produtores de conteúdo em geral, enchemos a cada dia o arsenal de empresas como a Google com informações até inéditas que elas mesmo não conseguiriam em tão grande escala e sabendo de tantas fontes. Eles por sua vez nos concedem ganhar algum dinheiro com um trabalho do caramba para se tirar uma renda suada e uma fama que pode demorar anos para se conquistar e começar a ganhar dinheiro de outras formas.

O pior é que mesmo reclamando, chiando, fechando seu blog ou mudando de buscador; eles continuam crescendo, sugando e impondo suas regras e condições sobre quem subsistir em pé. Como comentou certo amigo meu e leitor desse blog: Um verdadeiro império online com uma ditadura camuflada.

Que chace temos contra ela? Vamos vencer suas ferramentas e novidades para nos derrubar sempre? Pouco a pouco, ela descarta nossos artigos e links favorecendo a si mesma com suas facilidades que nos jogam para baixo e na escuridão do anonimato. Poético, mas verdadeiro...


E eles disseram no email que publiquei aqui que só estão começando com os aperfeiçoamentos... Por enquanto alguns blogueiros contados nos dedos ainda correm daqui e dali e conseguem meios de se manter meio por cima e bolar soluções. Mas até quando sua inteligência poderá com a da Google? Quantas novidades esmagadoras ainda teremos? A Google vai precisar de nosso conteúdo sempre? O que fazer para vencer essa guerra anonima? 

Se puder me responda... Por favor, sem propaganda de curso que aqui é espaço para discutirmos o assunto e não promover o seu produto que só funcionará por algum tempinho e logo a Google esmagará suas idéias maravilhosas...

Carto leitor e blogueiro, que fim sente que isso tudo terá? Como se sente quanto a tudo que vem acontecendo?


Sobre o Autor:
Ricardo F.S Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.





0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.