quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Artigos relacionados e Textos âncora - Ganhar leitores

Textos Âncora
E aqui estamos nós mais uma vez com nossa série sobre estratégias para ganhar leitores para seu blog.  É comum todo blogueiro novo nessa área se desesperar em vez blogs por aí cheios de leitores, fãs, assinantes de feed e o seu marcando zero. Eu mesmo já passei por isso...

Isso é porque ainda não dominou boas práticas dentro de seu blog para começar a ganhar leitores fiéis de seu conteúdo. Por isso achei por bem escrever essa série de artigos para auxiliar quem esteja passando por essa fase difícil com seu blog.

No artigo anterior a esse eu falei sobre o conteúdo de qualidade e o quanto isso é importante para que seus leitores se prendam ao que você escreve e sempre venham ler seus artigos. Agora vou falar dos artigos relacionados e dos textos âncora e sua eficiência nos artigos.

Artigos Relacionados

Os artigos relacionados são aqueles artigos que de alguma forma possuem relação com o artigo em questão. Essa estratégia é muito boa e aplicada em seu blog por meio de serviços específicos, podem gerar maior tempo do leitor em seu blog, prendendo sua atenção.

Isso funciona porque o leitor poderá ler seu artigo e simplesmente ver outro interessante do mesmo assunto, ou não ter encontrado informações suficientes como procurou. É aí que os artigos relacionados devem estar ali  abaixo com ou sem imagens; mas com imagens é mais eficaz ainda.

Eu não vou entrar em detalhes de como instalar estes códigos em seu blog porque deixaria o artigo muito extenso, mas ao menos passarei alguns dos bons que pode implantar em seu blog. São eles:
  1. Nrlate
  2. LinkWithin
  3. 2leep
Estes são boas opções para ajudar neste sentido e os códigos são fáceis dese instalar, bastando apenas criar uma conta rapidamente e instalar em seu blog.

Textos Âncora

Os textos âncora são mais usados dentro do próprio artigo e servem para auxiliar o leitor a chegar em pontos dentro de artigos longos que são precisos usar divisões com tópicos e sub-tópicos.
Assim, quando ele precisa chegar a um ponto do artigo citado na lista de tópicos, basta apenas clicar no link da lista e ele será levado até o ponto citado na lista. 

Você deve criar seu artigo inteiro primeiro e depois em modo de edição de HTML criar seus  links internos .Um texto âncora é criado usando os seguintes códigos:
  • <a href=”#NOME-Ancora”>Palavras da âncora</a> -  Esse código é colocado no ponto de saída dentro do seu artigo. As palavras em verde serão as que você transformará no link de saída.
Atente para o NOME no código, pois ele também terá que ser editado com um nome próprio conforme a âncora que você criar. Agora vou mostrar o código que  irá colocar no ponto de chegada no artigo:
  • <a name=”NOME-Ancora”>Palavra para onde vai a âncora</a> - Da mesma forma esse código deverá revestir a palavra de chegada ou destino do clique na âncora. Ou seja, é nessa palavra que seu leitor chegará depois do clique.
Se não entendeu ainda a explicação do texto NOME negritado, vou detalhar mais. Esse NOME que você dará à sua âncora que fará a ligação entre os dois textos no artigo. Mas você deverá apenas alterar o texto NOME e não mexer no # da âncora. Procure colocar nomes relacionados ao assunto, mas devem estar escritos igualmente ou não ocorrerá a ligação entre os textos.

Busquei algumas informações sobre os códigos no Ferramentas Blogs de Marcos Lemos.

Resumindo: Qualquer leitor ficará folgado e se sentirá bem em ler seus artigos e se localizar melhor encontrando facilmente as informações que precisa. Não deixe de ler os próximos artigos e participe comentando e compartilhando este artigo.




Sobre o Autor:
Ricardo F.S Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.