Tenho ouvido reclamações constantes de leitores que lêem os artigos e endoidam por ter que provar que não são um robô e como não tenho comentado em blogs ou sites nessas últimas semanas antes de publicar este artigo, estava totalmente por fora e confuso acerca do que estava acontecendo; já que eu mesmo havia configurado esse recurso apenas para moderação de comentários e não para que os leitores ficassem provando a cada comentário que não é um robô. Fiquei bem curioso do porque as pessoas estavam vendo isso em meus blogs e lendo meus emails certo dia descobri algo diferente que foi esclarecido no do Google. O texto que vem a seguir foi extraído de um artigo do blog da Google com algumas alterações para adaptação.
O reCAPTCHA protege os websites que você gosta de spam e de abusos. De modo que, quando você os visita (para, por exemplo, fazer compras de última hora no fim de ano), você não precisa competir com robôs e com scripts abusivos. Durante anos, nós pedimos aos usuários que confirmassem que não são robôs pedindo para que eles lessem textos distorcidos e os digitassem em um campo, desse jeito:
Mas nós achamos que seria mais fácil apenas perguntar diretamente aos nossos usuários se eles são ou não robôs; e, então, fizemos justamente isso! Nós disponibilizamos uma nova API que simplifica radicalmente a experiência do reCAPTCHA. Nós a chamamos de “reCAPTCHA sem CAPTCHA” e ficou assim:
Nos sites que usarem a nova API, um número significativo de usuários vão poder afirmar que são humanos de forma segura e fácil sem ter que, de fato, resolver um CAPTCHA. Em vez disso, com um clique, eles confirmarão que não são um robô (e em português!).
Pequena história sobre o CAPTCHA
Embora a nova API do reCAPTCHA pareça simples, há um alto grau de sofisticação por trás daquela caixinha. Os CAPTCHAs sempre contaram com a inabilidade dos robôs de identificar textos distorcidos. No entanto, nossa pesquisa mostrou recentemente que a tecnologia de Inteligência Artificial de hoje pode identificar até a mais difícil variante de texto distorcido com 99,8% de precisão. Portanto, textos distorcidos, por si só, já não são um teste suficiente.
Para enfrentar isso, no ano passado, nós desenvolvemos uma Análise Avançada de Risco para o reCAPTCHA que leva em consideração todo o engajamento de um usuário com o CAPTCHA --antes, durante e depois, para determinar se realmente é um usuário. Isso nos permite confiar menos na digitação do texto distorcido e, em troca, oferecer uma experiência melhor aos usuários.
Essa nova API é o próximo passo em uma evolução firme. Agora, os humanos podem só clicar em uma caixa e, na maior parte das vezes sem passar pelo desafio.
Mas você tem certeza de que não é um robô?
Os CAPTCHAs não desaparecerão por enquanto. Em casos em que o sistema de análise de risco não consegue determinar com certeza se o usuário é um humano ou um agente abusivo, ele recorrerá a um CAPTCHA para obter mais dados, aumentando o número de checagens de segurança que confirmam se um usuário é válido.
Adaptando o CAPTCHA ao mobile
A nova API também permite que experimentemos outros tipos de desafios que sejam mais fáceis para nós, humanos, usarmos; especialmente em dispositivos móveis. No exemplo abaixo, você vê um CAPTCHA baseado em um problema de Visão Computadorizada clássico, baseado em identificação de imagens. Nessa versão, você deve selecionar, entre várias imagens, qual corresponde à da dica. É muito mais fácil clicar sobre fotos de gatinhos ou perus do que digitar tediosamente uma linha de texto distorcido.
Adotando a nova API no seu site
Conforme mais e mais websites adotam a nova API, mais pessoas vão ver o reCAPTCHA sem CAPTCHA. Os primeiros a testarem-na, como Snapchat, WordPress e Humble Bundle, e muitos outros já tiveram ótimos resultados. Por exemplo, na semana passada, mais de 60% do tráfego do WordPress e mais de 80% do tráfego do Humble Bundle no reCAPTCHA passaram pela experiência sem CAPTCHA; são usuários que acessaram esses sites mais rapidamente. Para adotar o novo reCAPTCHA, visite nosso site.
Humanos, nós vamos continuar trabalhando para manter a internet segura e fácil de usar. Para os robôs e scripts abusivos, só vai piorar: e nós (ainda) não nos arrependemos.
Fonte: Google Brasil Blog
Autor: Vinay Shet, gerente de produto do reCAPTCHA
Para nós blogueiros e donos de sites essa é uma boa notícia não é mesmo? Fique de olho nas atualizações do Processo Blogs e estaremos ensinando como instalar o reCAPCTHA sem CAPTCHA em seu blog. Curta, compartilhe e assine as atualizações!
O reCAPTCHA protege os websites que você gosta de spam e de abusos. De modo que, quando você os visita (para, por exemplo, fazer compras de última hora no fim de ano), você não precisa competir com robôs e com scripts abusivos. Durante anos, nós pedimos aos usuários que confirmassem que não são robôs pedindo para que eles lessem textos distorcidos e os digitassem em um campo, desse jeito:
Mas nós achamos que seria mais fácil apenas perguntar diretamente aos nossos usuários se eles são ou não robôs; e, então, fizemos justamente isso! Nós disponibilizamos uma nova API que simplifica radicalmente a experiência do reCAPTCHA. Nós a chamamos de “reCAPTCHA sem CAPTCHA” e ficou assim:
Nos sites que usarem a nova API, um número significativo de usuários vão poder afirmar que são humanos de forma segura e fácil sem ter que, de fato, resolver um CAPTCHA. Em vez disso, com um clique, eles confirmarão que não são um robô (e em português!).
Pequena história sobre o CAPTCHA
Embora a nova API do reCAPTCHA pareça simples, há um alto grau de sofisticação por trás daquela caixinha. Os CAPTCHAs sempre contaram com a inabilidade dos robôs de identificar textos distorcidos. No entanto, nossa pesquisa mostrou recentemente que a tecnologia de Inteligência Artificial de hoje pode identificar até a mais difícil variante de texto distorcido com 99,8% de precisão. Portanto, textos distorcidos, por si só, já não são um teste suficiente.
Para enfrentar isso, no ano passado, nós desenvolvemos uma Análise Avançada de Risco para o reCAPTCHA que leva em consideração todo o engajamento de um usuário com o CAPTCHA --antes, durante e depois, para determinar se realmente é um usuário. Isso nos permite confiar menos na digitação do texto distorcido e, em troca, oferecer uma experiência melhor aos usuários.
Essa nova API é o próximo passo em uma evolução firme. Agora, os humanos podem só clicar em uma caixa e, na maior parte das vezes sem passar pelo desafio.
Mas você tem certeza de que não é um robô?
Os CAPTCHAs não desaparecerão por enquanto. Em casos em que o sistema de análise de risco não consegue determinar com certeza se o usuário é um humano ou um agente abusivo, ele recorrerá a um CAPTCHA para obter mais dados, aumentando o número de checagens de segurança que confirmam se um usuário é válido.
Adaptando o CAPTCHA ao mobile
A nova API também permite que experimentemos outros tipos de desafios que sejam mais fáceis para nós, humanos, usarmos; especialmente em dispositivos móveis. No exemplo abaixo, você vê um CAPTCHA baseado em um problema de Visão Computadorizada clássico, baseado em identificação de imagens. Nessa versão, você deve selecionar, entre várias imagens, qual corresponde à da dica. É muito mais fácil clicar sobre fotos de gatinhos ou perus do que digitar tediosamente uma linha de texto distorcido.
Adotando a nova API no seu site
Conforme mais e mais websites adotam a nova API, mais pessoas vão ver o reCAPTCHA sem CAPTCHA. Os primeiros a testarem-na, como Snapchat, WordPress e Humble Bundle, e muitos outros já tiveram ótimos resultados. Por exemplo, na semana passada, mais de 60% do tráfego do WordPress e mais de 80% do tráfego do Humble Bundle no reCAPTCHA passaram pela experiência sem CAPTCHA; são usuários que acessaram esses sites mais rapidamente. Para adotar o novo reCAPTCHA, visite nosso site.
Humanos, nós vamos continuar trabalhando para manter a internet segura e fácil de usar. Para os robôs e scripts abusivos, só vai piorar: e nós (ainda) não nos arrependemos.
Fonte: Google Brasil Blog
Autor: Vinay Shet, gerente de produto do reCAPTCHA
Para nós blogueiros e donos de sites essa é uma boa notícia não é mesmo? Fique de olho nas atualizações do Processo Blogs e estaremos ensinando como instalar o reCAPCTHA sem CAPTCHA em seu blog. Curta, compartilhe e assine as atualizações!
Sobre o Autor:
Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui. |
0 comentários:
Postar um comentário
Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:
1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.