segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Blogueiros precisam fazer backup!

Atenção! Me lembrei de um assunto essencial que nunca tratei aqui no Processo Blogs e nem me lembro de ter lido antes em outros blogs. Blogueiros precisam se preocupar com backups de seus blogs? Aparentemente parece não precisar, mas analisando um pouco melhor; SIM, precisamos realizar backups constantes de nossos arquivos em geral!

Estou falando por experiência própria. Como sou designer; sempre crio meus arquivos, imagens, banners e outras artes que uso ou publico em meus blogs  de uma forma geral e armazeno no computador. Algumas ficam só offline mesmo e outras acabam no servidor da empresa onde meu blog está hospedado; por exemplo, no Blogger. Mas já tive duas experiências amargas com perca de arquivos que foram irreversíveis!

Backup


Sim, é muito triste perder uma logo; um banner e outras coisas essenciais que foram até mesmo compradas... Por isso estou recomendando hoje para você que é blogueiro que cuide de fazer backups contantes de seus arquivos mais importantes e essenciais pelo menos. Mas como fazer isso de forma prática e sem muita complicação e sem gastar muito?

Passarei alguns métodos ideais para você realizar backups na boa e manter seus arquivos a salvo.

Métodos de Backup

1. Servidores Online - Um dos primeiros métodos é usar o próprio servidor como Blogger; Google+; Facebook e outros que pelo menos guardem imagens e vídeos. Também existem empresas mais versáteis para se guardar backups como Mega, Uploading, 4Shared e outras mais. Em todos estes e outros exemplos você poderá realizar backups e com muita organização usando pastas específicas para encontrar mais facilmente seus arquivos quando necessitar usar.

Eu possuo conta em três servidores que são Google Drive; Sky Drive e Mega; cada com sua quantidade de armazenamento, totalizando um bom espaço na web para guardar meus arquivos na boa.

2. Mídia - Também é recomendável usar mídias como CDs e DVDs para guardar seus arquivos por segurança. Afinal, todos nós sabemos que um dia pode acontecer de dar um pepino no servidor e nada é garantido. Então poderá recorrer a mídia para recuperar seus arquivos. Conte-se aqui também HDs externos e até pen drives; todos são bem vindos para salvar seu projeto.

Recapitulando o que pode ser salvo: Imagens, fotos, vídeos, banners, arquivos e até templates que são imprescindíveis de se ter uma cópia salva em qualquer lugar. Um simples defeito do nada em seu template e se não tiver cópia já era.

Não dê mole para a preguiça porque isso é muito normal de se acontecer e é justamente quando menos pensamos que tudo se perde num defeito mecânico; elétrico ou até pior em seu HD. Então não seja imprudente e siga meu conselho porque já  me ferrei por duas vezes...

Não tem muita conversa sobre este assunto; senão que crie um hábito de realizar esses backups sempre para não ter surpresas. Faça isso o mais rápido possível e sempre, pois verá que compensa quando algo acontecer de errado. É um assunto que poucos se importam por demorar a acontecer algum problema em seu computador; mas quando acontecer... Acredite; vai ser decepcionante; triste e complicado ver coisas sem e de muita importância se perdendo...

Compartilhe esse artigo com outras pessoas; curta, compartilhe e assine as atualizações para não perder mais novidades.







Sobre o Autor:
Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre este artigo, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:

1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.