Blog - Aprenda a Criar e Administrar

Quer se tornar um blogueiro como muitos que já possuem seus blogs e publicam artigos excelentes? Acompanhe tutoriais e dicas para você criar passo a passo o seu blog e administra-lo lidando com templates, html, SEO e outros recursos essenciais.

Monetização

Aprenda o que é monetização de blogs e como ganhar dinheiro com seu blog na internet com métodos comprovados e dicas que realmente funcionam. Isso não é mito e muitos blogueiros estão faturando muito dinheiro com seus blogs por ano; quer saber como?

Divulgação e Otimização

Aprenda técnicas e conheça ferramentas de como melhorar o desempenho de seu blog e alcançar o máximo de visitas possíveis e leitores. Domine serviços, softwares, redes sociais e use tudo isso em favor do crescimento de seu blog na web.

Criação de Artigos

Domine a arte de escrever artigos desde a escolha de nichos até a produção final e publicação dos mesmos em seu blog. Aprenda técnicas de como escrever bem, estar sempre inspirado, como usar as ferramentas dos painéis de composição e a dominar bem o assunto que expor em seu blog.

Profissionalize seu Blog

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sábado, 31 de dezembro de 2011

Como receber o dinheiro ganho com blogs

Quer ganhar dinheiro através de seu blog? Se sua resposta foi "sim", então precisa ter algumas contas online para poder receber seu dinheiro ganho.

Se não tiver contas na internet para receber seu dinheiro poderá muitas vezes ficar com ele retido nos sites, pois nem todos disponibilizam depósito via depósito bancário. Foi pensando nisso que estarei dentro do assunto de monetização passando alguns meios de você poder receber seu dinheiro online e depois poder estar transferindo os mesmos para sua conta bancária.

Não farei um tutorial completo de cada método, pois aqui não caberá todas estas informações que são necessárias, mas estarei listando alguns dos serviços mais requisitados nos sites que uso e com eles um resumo de como criar sua conta para não pesar sua leitura.

Serviços Bancários Online

Aqui listarei os mais usados e conhecidos por muitas pessoas. Mas já esclareço que não estão todos aqui; existem muitos outros, mas estes são os mais usados.



Página inicial do PayPal

Siga os passos abaixo para criação de uma conta no PayPal:
  1. Clique aqui para acessar o site;
  2. Procure por links ou botões escritos ”Cadastre-se” e clique para começar;
  3. Escolha o idioma e o tipo de conta que quer abrir: Pessoa Física ou Comercial;
  4. Preencha os dados conforme necessário, leia os termos e condições e clique em “Concordar e Criar Conta”;
  5. Caso lhe seja enviado um link de confirmação para seu e-mail fornecido, clique sobre ele para confirmar a abertura de sua conta;
  6. Agora é só configurar os dados restantes de sua conta.

Página inicial do AlertPay


Para criar uma conta no AlertPay, basta seguir os simples passos abaixo:
  1. Clique aqui para acessar o site;
  2. Clique no botão laranja escrito "Sign Up Free" para começar;
  3. Escolha seu país e tipo de conta: Personal Starter (Pessoal); Personal Pro (Compradores e Vendedores) e Business (Empresas). Clique em "Next Step", para o próximo passo;
  4. Preencha corretamente o formulário de informações pessoais e clique em "Next Step", para prosseguir. Não use pontos ou acentos nas palavras.
  5. Preencha as informações de sua conta no próximo formulário: Login, senha, perguntas de segurança, se a conta é para outros usarem também ou não. Digite o código e clique em "Final Step" para o passo final. Não esqueça de marcar que concorda com os termos do site.
  6. Pronto! Caso necessário será enviado um e-mail de confirmação de abertura de conta para você, no endereço que forneceu; clique sobre o link e é só terminar de configurar sua conta no AlertPay.

Página inicial do Pagseguro


Para criar uma conta no Pagseguro, basta seguir os procedimentos que não são muito diferentes dos outros sites apresentados aqui.
  1. Clique aqui para acessar o site;
  2. Clique em “Criar conta” no botão verde;
  3. Digite seu e-mail e escolha o tipo de conta que irá trabalhar. Preencha as demais informações necessárias;
  4. Ao concluir os passos dessa etapa, confirme e conclua os processos através de seu e-mail e pronto!

Página inicial do Pagamento Digital



  1. Clique aqui para acessar o site;
  2. Clique em “Criar Conta” no botão amarelo para começar;
  3. Escolha o tipo de conta que irá trabalhar: Conta empresarial, vendedor ou pessoal.
  4. Leia os termos do contrato e preencha os dados no formulário;
  5. Prossiga com os passos necessários e sua conta estará pronta para uso!

Página inicial do Dinheiro Mail

  1. Clique aqui para acessar o site;
  2. Clique no botão laranja escrito "Cadastre-se Grátis" para iniciar;
  3. Preencha todos os campos do formulário e clique em "Crie sua conta". Não esqueça de escolher o tipo de conta: Pessoal ou Empresa. Os dados são diferentes.
  4. Aguarde uns 5 minutos pelo link de confirmação que será enviado ao seu e-mail.
  5. Clique no link e na página que se abrir, digite sua senha novamente. Ignore os números contidos no e-mail e não digite eles no campo.
  6. Sua conta já estará criada!
Conclusão

Creio que estes meios de receber dinheiro bastarão para que você possa ter como receber seu dinheiro ganho e depois é claro transferi-lo para sua conta bancária e sacá-lo quando possível.

Por isso é bom que você tenha também uma conta bancária em bancos mais famosos e mais requisitados.

Se conhece algum outro serviço que seja bem usado por blogueiros e queira enriquecer mais ainda esta lista fique a vontade.


Caso queira entrar em contato por algum motivo, acesse a página de contato através deste link:Contato.

Envie dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e assuntos mais complexos relacionados ao artigo e em 24 horas estarei lhe respondendo prontamente.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

É possível ganhar dinheiro realmente com blogs?

Recebi esta pergunta de um leitor e blogueiro em um de meus blogs e achei por bem estar respondendo a mesma aqui no Processo Blogs para esclarecer esta dúvida cruel.

Já publiquei uma postagem específica sobre o assunto de ficar rico com blogs; mas agora quero baixar o nível e responder se ao menos é possível ganhar dinheiro realmente com seu blog ou não.

O blogueiro que lançou esta pergunta chegou até mesmo taxar o assunto de ser coisa da cabeça de quem escreve sobre isso (ou seja, a minha está incluída); mas estarei provando a você que é blogueiro ou quer ser um que realmente é possível ganhar dinheiro com seu blog sim.

Provas de Ganhos com Blogs

Não estarei aqui dando uma extensa aula de como ganhar dinheiro com blogs, pois o assunto é muito extenso e chaga a ser vendido por um bom preço por aí, mas quero apenas usar este artigo para mostrar algumas provas do que já ganhei através de meus blogs e o que tenho ganho aguardando saque por aí.

Veja algumas provas de pagamento minhas mesmo:

Pagamento da Boo-Box
Pagamento da Boo-Box
Pagamento da Kotextua
Pagamento da Prime Online Ltd
Prova de Pagamento Kontextua

Pagamento Ads In Images

Creio que somente estas já bastariam para tirar qualquer dúvida cruel da mente dos ignorantes, inocentes e incrédulos. São provas reais e não tem manipulação em Photoshop ou coisa assim não.

Acha que é só isso? Vou passar a nata do que tenho ganho na internet para sacar no tempo certo:
Quantia: R$ 60,69 / $ 2,268.65 e crescendo!

Conclusão

Mas como é possível? Com muita dedicação, equilíbrio, investimento e o que é mais importante: Acreditar!

Ganhar dinheiro na internet não é uma ilusão de minha cabeça e ganho diariamente com meus blogs e sei do que estou falando. Caso contrário porque criaria um blog todo voltado para finanças e ganhos na internet e  outro tratando de monetização de blogs? Não estaria perdendo tempo? Se tivesse eu não teria percebido?

Simplesmente siga minhas dicas no Dinheiro sem Limite e aqui no Processo Blogs e você começará a ganhar dinheiro sim com seu blog. Ou você poderá conhecer também o Dinheiro no Lar, que pode oferecer ganhos altos a curto prazo.

Resta alguma dúvida ainda? Fique a vontade em perguntar.

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quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

É possível enriquecer com blogs?

Quanto se pode ganhar com blogs na internet? Que técnicas devem ser usadas e em quanto tempo é possível começar ganhar dinheiro sendo um blogueiro.

Estas e muitas outras perguntas circulam por aí em buscadores e na cabeça de muitas pessoas que querem ter um blog e ganhar dinheiro, mas afinal é possível ficar rico com blogs ou não?

Dedicarei esta postagem a responder esta vaga pergunta para consolar ou animar corações que buscam solução financeira ou riqueza gananciosa em blogs.

O Ramo dos Blogs

Seria ingênuo e hipócrita se afirma-se que não é possível de se ganhar dinheiro com blogs, já que muitos escritores por aí ganham dinheiro fazendo isso e começaram através de seus blogs.

Mesmo que não citasse aqui estes escritores que ganham trabalhando, poderia ainda assim citar muitos outros blogueiros que ganham dinheiro apenas administrando e escrevendo para seus próprios blogs.

Como eu sempre digo aqui no Processo Blogs, ser blogueiro abrange desde se ter um blog por hobby até ser um escritor profissional e trabalhar ganhando com seus artigos.

Mas quanto é possível ganhar com blogs afinal?

Ganhos Gerados por Blogs

Ganhar dinheiro com blogs é fato verídico e quem escreve este post confirmou isso na prática ganhando dinheiro na internet.

Não vou mentir dizendo que estou nadando em dinheiro e que ganho fortunas diariamente, pois estou gatinhando com blogs e ganhos na internet; mas posso dizer que é possível se ganhar pelo menos uns R$100,00 em diante dependendo de cada situação e blogueiro.

Dei um lance bem por baixo das análises. Os resultados podem variar muito de blogueiro para blogueiro conforme os fatores abaixo:

  • Experiência - Quanto mais velho no ramo, mais sabe como ganhar.
  • Métodos - É preciso saber os métodos a se aplicar e como aplicá-los.
  • Paciência - O tempo é um dos fatores desanimadores para muitos blogueiros. Quem espera alcança! 
  • Movimentação - Sem movimento no blog será difícil se fazer ganhos. As pessoas lhe trarão ganhos.

Esta lista é tosca se comparado a cada detalhe que você precisa saber e executar para ganhar realmente. Mas com o tempo e muita leitura você vai se tornando um bom ganhar de dinheiro e poderá ter suas próprias idéias.

Conclusão

Se você for apressado e gananciosos demais com ganhos com blogs, poderá desanimar bem rápido e não alcançar os melhores resultados; mas se for com calma visando outros objetivos como escrever bem ganhar leitores para seu blog, logo verá os resultados chegando e aumentando a cada dia, mês e ano.

Quanto você gostaria de ganhar com seu blog?

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quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Ganhar dinheiro ou ganhar leitores?

Ganhar dinheiro com blogs é desejo da maioria dos blogueiros e muitos em busca disso aplicam os mais variados métodos de monetização e fazem de tudo para poder ganhar uma grana extra através de seu blog.

Isso não é feio e nem ruim, mas é preciso considerar um fator essencial para que seus ganhos realmente aconteçam e você tenha resultados constantes com monetização.

Neste artigo estarei abrindo seus olhos para que perceba onde está realmente o alicerce de se começar a ganhar dinheiro na internet com seu blog e ganhos razoáveis.

Ganhando Leitores

Ganhar leitores e fidelizá-los em seu blog é um dos passos primordiais para se ganhar dinheiro com seu blog.

Você pode até participar de programas de afiliados que paguem altas somas em comissão e por cliques em anúncios, mas se não tiver leitores e vistantes para verem os anúncios e comprarem produtos anunciados em seu blog, será correr em vão e perder tempo.

Já vi blogs aos montes lotados de propagandas e mais propagandas e o movimento ser uma negação. Depois estes "blogueiros" ainda acabam falando mal de pessoas como eu que estou ensinando isso, porque não viram resultados nas técnicas.

Você precisa primeiramente aprender a ganhar pessoas para lerem seu blog e sempre estarem frequentando o mesmo para que você possa ganhar dinheiro, ou nada adiantará.

Ganhando Dinheiro

Se você conseguir executar o primeiro passo, o segundo é quase que automático; bastando apenas você conhecer bons métodos de monetização e saber aplicá-los corretamente. O restante são seus leitores e visitantes que farão por você.

A medida que o movimento em seu blog for crescendo, mais serão os cliques e interação com a publicidade em seu blog. Com o passar dos anos seu blog já estará lhe proporcionando ganhos consideráveis.

Uma boa fonte de métodos de monetização é o blog Dinheiro sem Limite.

Conclusão

As dicas que dei acima são simples mas objetivas e reais em resultados. Com cerca de três anos lidando com blogs já tenho atingido a casa dos R$300,00 em ganhos na internet (incluindo os blogs).

Você sabia deste pequeno detalhe quanto aos leitores e visitantes?

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terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Como ganhar dinheiro sem limite com seu blog


Para ganhar dinheiro com seu blog não é nem complicado e nem fácil demais; tudo dependerá de seus esforços e um pouco de ajuda de quem já entenda do assunto e tenha comprovado que já ganhou dinheiro com seu blog.

Mas como monetizar seu blog de maneira correta? Quais métodos usar para ganhar dinheiro com seu blog? Onde encontrar métodos confiáveis para realmente se ganhar dinheiro na internet através de blogs?

São perguntas comuns entre muitos blogueiros e estarei respondendo estas perguntas e realmente lhe passando uma fonte para que possa monetizar seu blog e ganhar muito dinheiro sem limite com aquilo que você gosta.

Dinheiro sem Limite

Pra quem ainda não sabe, o Dinheiro sem Limite é um de meus blogs voltados a atender pessoas que queiram ganhar dinheiro na internet e ter um auxílio financeiro em ganhar e administrar de forma correta seu dinheiro.

Achei por bem citar essa rica fonte de métodos de ganhos na internet, porque também possui muitos métodos que podem ser aplicados a seu blog e lhe render dinheiro sem limite de verdade.



Se você é um blogueiro que busca unir o útil ao agradável, escrevendo sobre o que gosta e ganhando dinheiro com isso, com certeza o blog Dinheiro sem Limite será uma rica fonte de informações e benefício para sua vida de blogueiro.

Lá você encontrará programas de afiliados, sites de publicidade, sites de produção de artigos e tantos outros métodos para você ganhar dinheiro através de seu blog ou não. Para visitar o blog e saber mais, clique no link abaixo:


O melhor de tudo é que você poderá seguir as atualizações diárias deste blog e conhecer muitos outros métodos de monetização para seu blog.

Conclusão

Além de você poder conhecer o Dinheiro sem Limite e todos os métodos divulgados por lá, estarei ainda selecionando os métodos mais propícios a blogueiros aqui no blog Processo Blogs para você ficar ainda mais inteirado sobre monetização.

O que você achou do Dinheiro sem Limite?

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segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Monetização de blogs explicada

Você saberia responder o que é monetizar um blog? Ou ainda, para que serve isso?
Muitos blogueiros possuem blogs exercem esta atividade, mas não sabem o que venha a ser monetização de blog. Outros porém, já monetizaram seus blogs de certa forma mas nem tinham noção de que o termo correto seria esse.

Nesta postagem estarei explicando melhor o que é isso, para que serve e quais benefícios você pode ter monetizando seu blog. Acredite, você vai gostar de conhecer sobre este assunto.

Definição de Monetização

v.t. Transformar em moeda, em dinheiro (bens imóveis, metais preciosos, títulos públicos ou provados etc.). (Fonte: Dicionário Online de Português)
Esta foi a definição mais próxima do que quero transmitir a você sobre monetização de seu blog. Explicando ainda mais o significado da palavra relacionada a blos, seria o mesmo que transformar seu blog em dinheiro (não na íntegra é claro).

Na verdade você vai fazer com que seu blog passe a gerar dinheiro para você e isso o tornará também valioso para você entendeu?

Objetivo da Monetização

Dispensaria maiores explicações já que eu já disse tudo, mas é sempre bom deixar bem claro o quanto possa.

Quem aprende sobre o assunto e quer monetizar seu blog, geralmente o faz com alguns objetivos que podem ser: complemento de renda, salário auxiliar e até ganhos de sobrevivência.

Cada um tem seus objetivos e monetiza seu blog com um intuito em mente.

Métodos de Monetização

Os métodos de monetização são diversos e valem para todos os tipos de plataformas de blog (com algumas exceções como o Google Adsense). Vou listar alguns dos métodos mais usados para monetizar blogs:
  • Publicidade - Onde são exibidos anúncios em seu blog e você ganha por clique, ação ou visualizações.
  • Afiliados - Onde você ganha comissões por venda de produtos ou serviços através de banners e links.
  • Escrevendo Artigos - Você também pode ganhar escrevendo artigos para outros sites e ganhar porcentagem dos ganhos deles no Google Adsense.
No momento só me lembrei destes métodos. Mas podem existir muitos outros métodos ainda.

Conclusão

Estarei postando muito mais artigos sobre este assunto e você poderá acompanhar todos e logo estará ganhando dinheiro com seu blog facilmente.

Já publiquei um vídeo totalmente explicado e completo com técnicas sobre o Google Adsense e também sobre o Boo-Box; um dos meios de se ganhar com seu blog através de anúncios exibidos no mesmo.

Você conhece mais meios de monetização além dos que já citei aqui?


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domingo, 25 de dezembro de 2011

Boo-Box - Ganhe muito dinheiro com seu blog

Como ganhar dinheiro com seu blog afinal? Quem não acabou perguntando isso mais cedo ou mais tarde?
Achei por bem deixar de enrolar sobre este assunto e postar alguns artigos voltados para monetização de blogs aqui no Processo Blogs.

Existem muitas pessoas que lidam com blogs e nem sequer sabem que podem tirar proveito disso ganhando dinheiro escrevendo artigos ou simplesmente dormindo tranquilamente. Se assustou com minhas palavras? Mas  é isso mesmo que você leu: dinheiro dormindo.

Nesta postagem estarei já apresentando um dos meios que você pode estar aderindo e ganhando dinheiro com seu blog. Mas não se iluda com ganhos extraordinários, pois mesmo ganhos satisfatórios demoram anos a começarem a chegar. Mas vale a pena a espera, já que você somente faz um pequeno esforço e fica apenas administrando e observando o andamento.

Vou começar abordando monetização pelo site da Boo-Box que tem pago excelentes quantias para muitos blogueiros e eu sou prova disso!



Boo-Box - Sistema de Publicidade

O Boo-Box é uma plataforma de publicidade que funciona com base em anúncios para empresas e outras pessoas que queiram divulgar produtos e serviços. Daí saem os ganhos para os divulgadores destas propagandas (que somos eu e você).

Os anunciantes pagam a Boo-Box para anunciar seus produtos e serviços e paga a donos de sites e blogs para exibirem estes anúncios a outras pessoas.

Você pode ganhar de R$0,01 até R$7,00 dependendo do anúncio exibido em seu blog e da quantidade de visitas que cliquem nos mesmos.

Usando o Boo-Box durante três meses consegui ganhar R$65,79 apenas com uma instalação de anúncios em meu blog. E não para por aí não, o sistema continua trazendo renda para mim diariamente enquanto trabalho em outros projetos, me divirto e até durmo tranquilamente a noite.



Criando uma conta no site

Siga os passos abaixo para criação de sua conta:
  1. Clique aqui para acessar o site;
  2. Procure pelo link de publicador e clique para se cadastrar;
  3. Preencha todos os campos do formulário e conclua esta etapa;
  4. Sua conta já estará criada!
Colocar os anúncios em seu blog é muito fácil. Basta fazer login, clicar em "Inventário" dentro de sua conta e no botão laranja "Criar" para criar uma nova campanha escolhendo qual publicidade, tamanho e outros. Depois siga as instruções no site e insira os códigos em seu blog. Veja a imagem abaixo:

Clique em Inventário e depois em Criar, para um novo anúncio.
Conclusão

Insira os anúncios da Boo-Box serão exibidos em seu site diariamente por toda sua vida, ou até que dure seu blog e a Boo-Box. Você precisará apenas investir tempo em escrever bem e ganhar leitores para seu blog.

Estarei falando muito mais sobre este assunto aqui no Processo Blogs. Não perca de modo algum.

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sábado, 24 de dezembro de 2011

Boas festas a todos os blogueiros e leitores!

Feliz Natal e um próspero ano novo! É o meu desejo a todos os blogueiros de plantão, sejam profissionais no ramo, blogueiros por ocasião ou blogueiros por hobby.

Mas não quero apenas ficar nestas palavras superficiais que todos usam e não manifestam muitas vezes o que sentem realmente em seus corações. Mas eu vou expressar a sinceridade de meu coração a você que é blogueiro, leitor ou visitante.

Não posso lhe dar um presente, mas considero cada artigo bem composto e bem intencionado um presente durante o ano todo para meus leitores e companheiros.

Desejos Sinceros

Meu desejo para com você é que saiba curtir os feriados que vêm pela frente e não abuse do álcool para não ofender, machucar, ferir ou atropelar as pessoas e acabar com um prejuízo muito grande ao invés de se alegrar  nessas festas de Natal e Ano Novo.

Procure ser consciente e da mesma forma declarar seus sentimentos sinceros ao seu próximo de coração e não guardar mágoas, recentimentos ou questões mal resolvidas. Não pelo ano que passará, mas porque podemos não passar para o outro ano como acontece com muitos em todo o mundo.



Quantos blogueiros não puderam conhecer 2011? Quantos não conhecerão 2012? É bom sermos sinceros e viver neste tempo de festas com o coração aliviado e prontos a perdoar.

O principal de tudo é que ninguém perca o foco do Natal que é comemorar o nascimento do menino Jesus. Muitos comemoram o Natal, mas não sabem seu sentido e só querem fazer farra. O Natal deve ser comemorado com reverência e gratidão a Deus por nos ter dado seu único Filho como Salvador de nossas almas.

Conclusão

Desejo a você mais uma vez um feliz Natal e um próspero Ano Novo de coração. E que você possa se alimentar bem e chegar a 2012 com todo gás para oferecer o de melhor aos seus leitores.

E lembre-se, o Natal é para se agradecer o maior presente de Deus ao mundo e mais do que isso ainda, reconhecer nossos pecados e se arrepender lembrando de toda trajetória do menino Jesus até a cruz no Calvário por nossa culpa.

Você sabe realmente o sentido do Natal?

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Amarás o teu blog como a ti mesmo?

O quanto você se dedica a seu blog no seu viver? Uma, duas, três ou mais horas por dia?
Quanto tempo no geral você dedica ao seu blog diariamente, semanalmente, mensalmente e até anualmente?

É difícil dizer não é mesmo, já que nem sempre cronometramos nosso tempo envolvido com o blog.

Muitos blogueiros passam pouco tempo em seus blogs, outros passam um pouco mais e ainda outros exageram na dose e chegam até mesmo a extrapolar em frente ao computador.

O assunto onde quero chegar não é sobre qual o tempo ideal a se passar em frente ao computador administrando e atualizando seu blog, mas sim tocar no ambiente ao seu redor e principalmente nas pessoas que te cercam.

Nesta postagem estarei abordando um assunto que toca mais na parte sentimental de um blogueiro. Pode parecer sem muita utilidade e não ser do seu gosto o que estará lendo, mas com certeza será de muita valia para quem não é constituído apenas de letras e sim de sentimentos; não vive só no virtual, mas interage no mundo real também.

Vivendo como ser humano

Ser humano não é apenas ser de carne e osso e se mover para lá e para cá, ser humano é também ter sentimentos e interagir com outras pessoas que convivem com você ou ao seu redor.

Existem blogueiros que vivem a maior parte do seu tempo em frente aos seus blogs e chegam a desprezar o que há demais importante: exercitar o amor ao seu próximo.

Não estou aconselhando você a abandonar seu blog e sair fazendo caridade para as pessoas, mas sim equilibrar seu tempo de modo a cuidar de seu blog e também reservar um tempo para dar atenção a seus pais quando quiserem conservar, dedicar mais amor e carinho a sua namorada ou esposa, dar a devida atenção aos seus filhos quando precisarem e interagir com os amigos.

Claro que muitos blogueiros trabalham com seus blogs e por esse motivo passam maior parte do tempo escrevendo para poder ganhar o pão de cada dia, mas ainda assim com uma boa administração sempre é possível fazer que sobre um tempo para nosso próximo.

O mandamento divino citado na Bíblia Sagrada por Deus a Moisés e ao povo foi "amarás o teu próximo como a ti mesmo" e não o seu blog. Dedique-se a seu blog, mas ame muito mais seus semelhantes e verá como eles amarão você também. É muito gostoso sentir que se está fazendo algo que Deus quer que façamos.

Conclusão

Não tenha este post como uma lição de moral, pois senti de escrever sobre isso porque muitas vezes peco neste assunto também.

Também não quero que tenha isso como uma "pregação de crente", pois a pregação bíblica de um cristão com base bíblica é bem mais dura e profunda e nos incomoda a consciência, mas sinta pessoalmente como é se dedicar mais as pessoas em amor e verá como isso é bom.

Você já sentiu que despreza as pessoas e dá mais atenção ao seu blog do que para elas?

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sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

5 Maneiras de ter inspiração para escrever artigos

Onde encontrar inspiração para escrever bons artigos para seus leitores? Parece ser uma pergunta bem básica e simples aos olhos de quem esteja em boa fase de inspiração e escrevendo a toda, mas uma hora ou outra a lista de sugestão de temas se acaba e aí, o que fazer?

Onde você buscará inspiração para criar seus artigos e com categoria? Encher linguiça somente o açougueiro faz e faz bem feito; escrever artigos é bem diferente e dever ser feito com profissionalismo e pensando em seus leitores (se é que seu blog tem objetivos concretos).

Confira algumas dicas para você buscar socorro e sempre ter boas idéias para escrever em seu blog.

Fontes de Inspiração

Existem muitas fontes de inspiração que talvez você nunca tenha nem imaginado que possam gerar conteúdo para seu blog, mas estarei listando aqui o máximo delas que eu conheça.

  1. Leitura - Ler sobre assuntos relacionados ao tema e sub-tema de seu blog sempre trará muita inspiração e abrirá novos horizontes para você. Leia jornais, revistas, e livros.
  2. Discussões - Me refiro a encontro com outras pessoas que sejam blogueiros e gostem de discutir sobre o assunto. Se expresse livremente e ouça o que outros blogueiros dizem e sua mente fará o restante.
  3. Online - Na internet também existem muitas fontes de inspiração que podem ajudar e muito na ampliação das idéias e composição de novos posts. Leia blogs, discussões em fóruns, questões em sites de perguntas e mais.
  4. Cursos - Uma boa para se inspirar é lidar com cursos dentro de sua área de atuação. Você pode reescrever um curso que participou ou até postar uma série de cursos em seu blog.
  5. Escrevendo - Parece besteira, mas muitas vezes enquanto você escreve uma postagem, algumas idéias surgem nesse processo; isso é muito bom e já ajuda na criação de novos artigos.
Uma boa dica que deixo é você ter sempre a mão ou ao lado no computador um bloco de anotações e uma caneta para rascunhar as idéias que forem surgindo. Assim você sempre tem uma lista pela frente a percorrer criando novos artigos.

Conclusão

Claro que a lista acima não a base por excelência para o mundo dos blogs, mas com certeza vai ajudar muitos blogueiros que sofrem pela falta de ter o que escrever as vezes.

Se fosse você o que adicionaria a esta lista para ajudar na inspiração de novos artigos para seu blog?


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quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Brainstorming - Gerando idéias para artigos


Afinal, o que é brainstorming e sua definição e tradução?

É muito importante para blogueiros que participem de tudo quanto possa relacionado a blogs como eventos, chats, conferências e mais. Disse isso porque esta é a base da palavra brainstorming em questão.

Nesta postagem você irá aprender o significado, tradução, objetivo e como são geradas brainstormings em muitas situações e lugares diferentes.

Brainstormings
brainstorming (literalmente: "tempestade cerebral" em inglês) ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.
 A técnica de brainstorming tem várias aplicações, mas é frequentemente usada em:
  • Desenvolvimento de novos produtos - obter ideias para novos produtos e efetuar melhoramentos aos produtos existentes.
  • Publicidade - desenvolver ideias para campanhas de publicidade.
  • Resolução de problemas - consequências, soluções alternativas, análise de impacto, avaliação.
  • Gestão de processos - encontrar formas de melhorar os processos comerciais e de produção.
  • Gestão de projetos - identificar objetivos dos clientes, riscos, entregas, pacotes de trabalho, recursos, tarefas e responsabilidades.
  • Formação de equipes - geração de partilha e discussão de ideias enquanto se estimulam os participantes a raciocinar e a criar: criatividade em equipe
Fonte: Wikipédia 
Percebeu a ênfase na última parte do texto? Pois é, no caso dos blogueiros serve para que mais e mais idéias surjam na mente de todos os que estão participando do assunto e debatendo um tema.

Mas essa prática não se limita apenas a uma reunião formal de empresários buscando melhorias e novas idéias, mas também pode servir de base para inspiração de novos artigos para serem postados em seu blog.

Claro que mesmo sozinho as idéias podem surgir em sua mente, mas é um processo mais separado por certo tempo entre uma ideia e outra; e é preciso ter fontes para poder se inspirar. Já numa brainstorming, basta anotar tudo quanto surge em sua mente a medida que o tema é discutido entre os blogueiros.

Conclusão

Para participar de brainstormings não precisa muita complicação, basta você procurar blogueiros que estejam disponíveis para um bate-papo sobre o assunto e assim tomar nota do que seu cérebro for gerando da discussão.

Se precisar estou a disposição para gerarmos idéias juntos ok? Meu msn está aí: ricardoarts02@hotmail.com é só adicionar.

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quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Como se prevenir contra os tradicionais "brancos"?

Faltou o que escrever e deu um branco? Que blogueiro que não passa por isso hoje em dia com seu blog?

Infelizmente todo blogueiro chega um determinado momento em que ocorre uma falha nas idéias e acabamos ficando sem ter oque escrever de novidade no blog e isso é muito horrível e nos deixa em situação complicada.

O que fazer então quando isso acontecer conosco? NADA! Na verdade o dito "É melhor prevenir do que remediar" é bem cabível aqui e transmite uma grande verdade em muitas ocasiões como esta. Nestes casos a única solução é evitar que isso aconteça com você.

É exatamente isso que estarei transmitindo nesta postagem para você poder sair fora destas situações.

Prevenção Contra "Brancos"

Ter "brancos" é normal na vida de qualquer pessoa no mundo afora; e os blogueiros não excluídos da imensa lista de pessoas que sofrem isso.

Uma boa dica que dou a você que presa por escrever sempre artigos novos em seu blog é que tenha sempre a mão um bloco de notas e um lápis ou caneta para anotar as idéias que surgirem enquanto você esta tendo inspiração.

Os momentos de inspiração vêm em diversas situações de nossa vida e se não tivermos como anotar elas desaparecerão no esquecimento e na hora "h" estaremos sem condições para escrever um bom artigo.

Anote tudo que você perceba que tenha a ver com o conteúdo de seu blog e possa servir de base para uma nova postagem, pois quem guarda hoje amanhã tem não é mesmo?

Conclusão

Viu como é fácil evitar que os "brancos" bloqueiem sua mente e deixem você sem ter o que escrever em seu blog? Fácil e sem complicação, só colocar em prática e quando precisar estará lá.

Você já se viu em apertos por estar sem inspiração na hora de escrever um artigo?

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terça-feira, 20 de dezembro de 2011

3 passos para criar uma página estática no Blogger

Como criar páginas extras para seu blog no Blogger? Pergunta de todo blogueiro iniciante que quer ampliar os recursos e informações em seu blog que sejam fixas e sempre acessadas.

Na verdade estas páginas são chamadas tecnicamente de "páginas estáticas" e servem para conter informações diversas como sessão de informações sobre o site ou blog para os leitores, páginas de recursos disponibilizados para leitura ou downloads, e outras mais.

Nesta postagem estarei ensinando você a criar uma página estática para seu blog facilmente e sem muitas complicações; ilustrado e sem rodeios.

Criando uma Página Estática

Este tutorial é sobre o Blogger e basta seguir os passos que estarei listando logo abaixo.

1. Acesse o Blogger, faça login em sua conta e acesse o blog que deseja criar sua página estática. No painel principal acione os recursos mostrados na imagem:

Ao selecionar o blog selecione no menu: "Páginas". Clique na imagem para ampliar.
Clique onde esta sendo apontado em "Nova Página" e escolha entre "Página em Branco" ou "Página da Web".

A primeira opção é a mais usual, a segunda é para carregar outra página em seu blog. Escolha a primeira opção.

2. Após clicar no botão e escolher uma nova página em branco, o recurso de criação de postagem será aberto e você deverá compor sua página semelhante a uma postagem comum. Observe a imagem e as instruções na imagem:

Área onde o conteúdo de sua página será criado. Clique para ampliar.
Depois de todo conteúdo criado, você poderá visualizar antes para ver como esta ficando a estrutura de sua página estática. Se estiver satisfeito, basta clicar em "Publicar".

3 . Se você fez tudo corretamente, sua página aparecerá nos links de seu blog. Mas atenção, você precisa instalar o widget de páginas no blog antes.


Veja o exemplo de uma página estática que criei para o Processo Blogs sobre informações essenciais para o leitor.





Conclusão

Páginas estáticas são essenciais em blogs para mostrar informações sobre o autor, conter ferramentas e recursos relacionados com o tema do blog e tantos outros motivos que possam surgir para se criar uma.

Uma certa blogueira uma vez criou uma página de promoções em seu blog e ficou muito legal.

Você já criou sua página estática? Usou alguma ideia diferente?

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domingo, 18 de dezembro de 2011

Tipografia - Aplicando fontes corretas em seu blog

Até mesmo as fontes que você pretende usar em seu blog devem combinar com seu blog, mas ao mesmo tempo estarem dentro dos padrões da web para não irritar as vistas dos leitores. Pego pesado assim nos termos por ironia, pois ajudará você a entender mais claramente que realmente para se ser um blogueiro profissional é preciso ser cuidadoso em diversos pontos para não ficar com um blog parecendo um deserto sem nenhum visitante.

Estarei postando aqui um auxílio bem interessante sobre tipologia, que consiste numa breve análise das principais fontes usadas por profissionais em diversos ramos, inclusive escritores blogueiros que inevitavelmente usam fontes em seus trabalhos.

Tipologia

A TIPOLOGIA significa o estudo dos tipos, ou seja, o conjunto de caracteres tipográficos que são conhecidos como fontes. Elas admitem algumas variações tais como itálico, negrito, sublinhado, etc.

Hoje em dia, existem diversos tipos disponíveis de fontes. A maior parte dos tipos de fontes, podem ser classificados em 6 categorias, que são estas:





Iremos conhecer as similaridades entre os tipos, tornando-o mais consciente quando aos detalhes e aplicações das letras.


ESTILO ANTIGO

Os tipos criados no estilo antigo baseiam-se na escrita à mão dos escribas que trabalhavam com uma pena na mão. Os estilo antigos sempre têm serifa e as serifas das letras em caixa-baixa (minúsculas) sempre têm um ângulo. Por isso todos os traços curvos das letras passam de grossos para finos, o que chamamos tecnicamente de “transição grosso-fino”. Um tipo Estilo Antigo tem uma ênfase diagonal.




Algumas fontes:

- Times New Roman
- Garamond
- Goudy
- Palatino

Os estilo antigo é o melhor grupo de tipos para utilizar em grandes extensões de texto corrido. Caso esteja trabalhando com um texto muito longo e deseja que as pessoas o leiam, coloque-o no estilo antigo.

ESTILO MODERNO

Os tipos modernos têm serifas, mas estas são horizontais e não inclinadas e são muito mais finas. Semelhante a uma ponte de aço, a estrutura é forte com uma transição grosso-fino radical, ou contraste, nos traços. Não há evidências da inclinação, a ênfase é perfeitamente vertical. Os tipos modernos têm uma estética fria e elegante.

Os tipos modernos têm uma aparência forte, principalmente quando são muito grandes. Por suas fortes transições grosso-fino, a maioria dos tipos modernos não são uma boa opção de grandes extensões de texto corrido.


Algumas fontes:

- Bodoni
- Times Bold
- Fenice
- Walbaum


SERIFA GROSSA

As letras com serifa grossa têm pouca transição ou nenhuma transição grosso-fino. Às vezes, essa categoria de tipos é chamada de Clarendon, porque a fonte Clarendon é a síntese desse estilo. Muitos dos tipos com serifa grossa, com contraste grosso-fino suave têm um grau muito elevado de legibilidade, o que significa que podem ser facilmente utilizados em textos extensos. Porém esse tipos criam uma página mais escura do que aqueles em estilo antigo, pois seus traços são mais grossos e o peso de cada letra é relativamente igual. Tipos com serifa grossa costumam ser utilizados em livros infantis, poi sua estética é clara e direta.


Algumas fontes:

• Clarendon
• New Century Scoolbook

SEM SERIFA

Os tipos sem serifa são quase sempre de peso igual, o que significa que virtualmente – não há transição grosso-fino visível nos traços; as letras têm sempre a mesma espessura.


Algumas fontes:

- Arial
- Century Gothic
- Folio
- Tahoma

MANUSCRITO

A categoria de tipos manuscritos inclui todos os tipos que parecem ter sido escritos a mão, com uma caneta tinteiro, com um pincel ou, às vezes, com um lápis ou caneta profissional. Os tipos manuscritos devem sem utilizados pouco a pouco, ou seja, os tipos mais elaborados nunca deveriam ser colocados na forma de blocos de textos e nunca com todas as letras em caixa-alta (maiúsculas).


Algumas fontes:

- Linoscript
- Zapf Chancery
- Carpe Diem


DECORATIVO

Os tipos decorativos são fáceis de identificar. Eles são ótimos, engraçados, diferentes, fáceis de usar, costumam ser baratos e sempre existe uma fonte para cada capricho que você queira expressar. É lógico que por serem diferenciados, seu uso dever ser limitado.


Algumas fontes:

- Addled
- Extravaganza
- Fajita
- Scarlett
- Party

Conclusão

Não é meu objetivo aqui escravizar ninguém a usar somente as fontes apresentadas aqui, mas existem blogueiros que exageram na dose e usam excesso de fontes diferentes em seu blog ou usam fontes indevidas como fontes decorativas em um blog jornalistico por exemplo. Cada caso é um caso é claro.

São dicas que parecem ser inúteis ou dispensáveis, mas na verdade deixa seu blog e artigos pormenorizadamente profissional. Toda técnica válida é bem vinda para quem realmente quer ter um blog para ganhar dinheiro ou escrever com profissionalismo.

Você concorda comigo quanto a detalhes como este?

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Como escolher corretamente as cores de seu blog

Você sabia que o esquema de cores usado em seu blog, pode atingir seu leitor de forma positiva ou negativa? E se eu dissesse que seus leitores podem sentir até aversão ao seu blog só de olhar para as cores que você esteja usando no mesmo?

Acredite, sou desenhista e lido bastante com comunicação visual em comércio e também na web e as cores realmente despertam sensações diferentes nos seres humanos. Porque você acha que o Mac Donalds e o Habbib´s usam tanto vermelho e amarelo em suas propagandas publicitárias? 

Estas cores transmitem coisas como catchup, mostarda, salsisha, Coca-cola e outras coisas que nos despertam a fome e abrem o apetite. Isso acaba nos levando inconscientemente a querer comer algo que eles nos oferecem.

O que estarei passando para você é um breve estudo em cima das cores. Seus significados, representação e
qual impacto causam nas pessoas. Isso aprendido e aplicado deforma correta em seu blog, poderá atrair maior número de visitas para seu blog. Confira este artigo.


PSICOLOGIA DAS CORES 



A cor é um poderoso aspecto da nossa experiência do mundo, quando bem aplicada, pode melhorar e muito a mensagem que queremos transmitir. Quando falamos de cores precisamos entender o que representam para nós e para a outras pessoas.

O efeito das cores nos meios de comunicação tem sido estudado há vários anos. Cada meio de comunicação (jornal, revista, televisão, web, etc) representa as cores de maneiras diferentes.

Note que até a roupa do palhaço desperta vontade de comê-lo.
Isso foi uma brincadeira ok?

As cores têm propriedades diferentes de acordo com a cultura onde são consideradas. No caso da WEB, é preciso ter cuidados especiais para transmitir a mesma mensagem visual a pessoas de diferentes culturas.

Cada cor possui uma característica e uma influência sobre todos nós. As nossas emoções estimuladas pelas cores podem ter uma relação negativa ou positiva dependendo da experiência que associamos a elas. As cores podem tanto acalmar quando estimular.

Além disso, os diversos fatores culturais fixam atitudes psicológicas que orientam inconscientemente as inclinações individuais.

Veja alguns exemplos:

- BRANCO: Indica limpeza, pureza.
- CINZA: Indica tristeza e neutralidade.
- ROSA: Indica graça e ternura.
- PRETO: Indica sujeira e coisas negativas.
- VERMELHO: Indica calor e energia.
- AZUL: Indica honradez, fé e pureza.

Esses significados ficam enraizados na cultura de um povo e passam a integrar, nas sensações visuais para definir estados emocionais ou situações vividas pelo indivíduo.

Em relação à criação publicitária, os psicólogos procuram dar um sentido mais prático quanto ao uso das cores.

De acordo com estudos, existe uma estreita relação entre a idade e a preferência que uma pessoa manifesta por determinada cor. Este estudo é muito utilizado para elaborar projetos comunicação visual baseados no público alvo.

Os adultos idosos preferem cores mais escuras, como o azul e o verde, enquanto as crianças preferem cores vibrantes como o vermelho e o amarelo.

Veja a tabela abaixo:


O ser humano reage a cores para gostar ou não gostar de determinada coisa, para reagir ou não reagir, para negar ou afirmar.

Todos os psicólogos estão em comum acordo ao atribuírem significados a cores que são básicas a qualquer indivíduo que viva dentro de nossa sociedade e cultura.

Vejamos alguns significados, segundo um estudo realizado pelo Prof. Modesto Farina:

BRANCO: Sugere pureza, simplicidade, otimismo, Com a ausência de caracteres, cria a impressão de vazio e infinito. Evoca ação refrescante e desinfetante, principalmente quando usado junto com o azul claro.

PRETO: Símbolo do infortúnio e da morte, exibe característica impenetrável. É a cor mais desprovida de sentimento, porém se for brilhante, confere nobreza, distinção e elegância.

CINZA: Exprime um estado de alma duvidoso e neutro e evoca medo, desânimo e monotonia, à medida em que for mais escuro. O tom mais escuro é a cor do sujo e desprezível, como no tom grafite. Brilhante como a prata, é clássico e nobre.

VERMELHO: Significa força, alegria de viver, virilidade, dinamismo. Às vezes pode ser irritante ou exaltante. Impõe-se como dignidade e severidade, benevolência e charme. Cor quente por definição, sem as características do Amarelo que espalha e invade todas as cores ao seu redor. É uma cor conclusiva, porque se basta. Quanto mais escuro, mais profundo, grave e circunspecto, como o Vermelho Cardinalício. Se mais claro, exprime temperamento jovial e fantasioso.

VERDE: É a cor mais fria, calma e tranquila, não exprimindo qualquer sentimento de alegria, tristeza ou paixão. Imóvel, satisfeita, é também a cor da esperança. Se tiver um pitadinha de Amarelo, torna-se ensolarada, ativa, indiferente. Já se ouver a predominância do Azul, torna-se carregada, severa, repleta de pensamentos.

AZUL: Cor que exprime calma profunda, interior, infinita e diferente do verde. É solene, grave e espiritual, as análises racionais são ignoradas. Nos tons mais claros e brilhantes, provoca sensação de frescor e higiene, sendo a preferida pelas mulheres. O tom turquesa exprime grande força, fogo interior e frio, como os lagos iluminados pelo sol de verão. As tonalidades mais escuras agradam mais aos homens.

AMARELO: Luminosa, vibrante, vistosa e gostosa, principalmente em tons claros e limpos. É cor superficial, não transmitindo profundidade. É cor muito ativa, que estimula a criatividade, mas se sujar com o marrom ou verde, apresenta aspecto doentio, repugnante. Aquecida com ligeiros tons de Vermelho, evoca um misto de alegria e satisfação.

LARANJA: É a cor mais acolhedora, quente, íntima como fogo ardente, mais irradiante e expansiva que o vermelho. Ao mesmo tempo, transmite refrescância se associada com o fruto.

VIOLETA: Misteriosa e triste, melancólica e mediativa, demonstra um pensamento profundo e religioso. Em tons mais claros e luminosos, como o lilás, torna-se mágica e mística.

ROSA: Tímido, romântico, intimista. O Rosa é a cor feminina por excelência, com pouca vitalidade exprimindo afeição e afetuosidade. Sugere intimidade.

MARROM: É a cor mais realista, segundo estudiosos, é a cor que representa justiça. Não sendo brutal ou vulgar, evoca a vida sã e cotidiana. Neutra por excelência, a medida que vai escurecendo adquire características do Preto.

PASTEL: A característica de abrandamento e afabilidade das cores quais se origina. Os tons Pastel são a representação das coisas que se encontram dentro da solidão e do foro íntimo.


As cores devem ser planejadas para interface considerando o contexto em que serão utilizadas, muitas vezes tendo que respeitar a cor do logotipo da empresa.

DICAS

- Evitar fundos escuros. Fundo preto não é recomendado (principalmente em portais de comunicação), pois há poucas cores que contrastam e causa cansaço visual. No caso de impressão em Preto e Branco, a cor a ser usada para o texto ou imagem pode ser convertida para o escuro.

- Reduzir o número de cores. Muitos “blogueiros” se esquecem que a maioria dos monitores apenas conseguem representar, milhares de cores, outros 256 ou 16 cores, além dos monitores em Preto e Branco que equipam sistemas comerciais. Para sistemas comerciais, usar apenas 16 cores, pois ao serem convertidas para o monocromático, há padrões de cinza suficientes.

- Usar sempre textos com letras pretas. A letra preta, sobre um fundo claro, tem melhor legibilidade. Podemos dispor de opções para troca da cor de plano de fundo, porém esse recurso pode não ser bem aceito pela maioria.

- Não tornar a tela muito brilhante ou escura, use cores brilhantes em áreas pequenas e cores suaves em áreas maiores.

- Tenham em mente que as cores mal utilizadas são piores do que não fazer uso delas.

Conclusão

Este estudo breve serve para despertar blogueiros desatentos que seguem seus instintos sem pensar que hajam regras para cada escolha que seja aplicável em seu blog, como cores, fontes e outros detalhes importantes.

Você sabia destas particularidades das cores e seus efeitos sobre nós?

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8 Regras para criar o design de seu blog

Você sabia que o blogueiro também exerce o papel de web designer e nem se dá conta disso?

O web designer é o profissional que atua na criação de páginas e recursos para a web como sites, páginas, widgets, banners, imagens e tantos outros recursos que enchem as páginas de sites e blogs por aí afora na internet.

Por muitas vezes temos que bancar o web designer e meter a mão no teclado e mouse e fazer a coisa acontecer, já que se formos recorrer ao dinheiro para qualquer pequeno ajuste estaremos ferrados no final das contas. Mas é preciso ter noção de alguns conceitos básicos que os web designers usam em sua jornada de trabalho quando formos criar ou aprimorar nossos blogs.

Seja um bom web designer

O título soa estranho, mas é a realidade! Se possível for, faça um curso de web designer online mesmo e domine o assunto (já que se relaciona tão intimamente com blogs) e faça tudo com perfeição e profissionalismo.

Algumas regras que consideramos essenciais:

SIMPLICIDADE É A CHAVE – Faça com que tudo seja muito simples, evite páginas com muita informação, colocando apenas o essencial numa página, principalmente se for à página principal de seu site.

EVITE TEXTOS LONGOS – Textos longos devem ser resumidos ao máximo ou divididos em várias páginas pequenas, sempre evitando textos longos.

USE IMAGENS – Sempre que possível, use imagens no lugar de textos, uma imagem expressa muito mais que palavras às vezes, principalmente na internet, onde o usuário não tem paciência para grandes leituras.

EVITE OS EXAGEROS – Jamais utilize coisas do tipo músicas de fundo, bolas e figuras como “Gif’s animadas” e todo tipo de elemento semelhante. Nem pense em usar “clipart” em suas homepage, um Gif Animado pode ser utilizado às vezes na criação de um logo ou banner, mas sem muito exagero de efeitos.

FAÇA PÁGINAS LEVES – Nenhuma página do site deve demorar a carregar, caso seu conteúdo seja grande e importante, devemos avisar o usuário que poderá demorar a carregar.

CONHEÇA O USUÁRIO – Pense sempre que o usuário terá um equipamento inferior ao seu e que deve acessar o mesmo conteúdo. Caso uma conexão mais lenta, uma visualização de 800x600, diferentes navegadores, este é o tipo de usuário que devemos atingir.

CORES E FONTES – Utilizem sempre cores para destacar elementos, mas não de uma forma tão destacada, mistura de cores e tudo mais, pois muitas cores podem fazer um belo carnaval do seu site. Cuidado ao utilizar fontes diferentes, nem sempre o usuário terá este tipo sofisticado de fonte que você queira utilizar, normalmente um tipo de fonte ARIAL, TIMES e suas derivadas pode ser ideal. Se precisar usar algum tipo de fonte diferente, crie a mesma como uma figura que possa carregar no navegador do usuário sem sofrer alterações.

EMOÇÃO X RAZÃO - Dê preferência a usar o lado emocional em vez do racional quando criar um design, algo que agrade aos olhos e a navegação do usuário com simplicidade.

Adaptado do Curso de Web Designer do site Prime Cursos.

Conclusão

Estas regras serão bem úteis a você que já tem certo conhecimento sobre a estrutura e manutenção de seu blog. Eu recomendo que você faça um bom curso de web design, pois isso ajudará em muito na jornada de se tornar um blogueiro e lidar com blogs.

Em outra ocasião estarei trazendo a você alguns cursos que podem ajudar você no processo de blogar e principalmente a se tornar um profissional nas áreas mencionadas e ganhar dinheiro com isso.

Você gostaria de saber mexer no seu blog sem ter que pagar nada a ninguém?

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Curso de HTML - Criando tabelas para seu blog

Colocar tabelas em seu blog ou em uma página web não é muito fácil, mas com esta etapa deste curso de HTML, com certeza você conseguirá aprender a criar tabelas personalizadas com textos, imagens e mais.

A postagem será um pouco extensa, mas respire fundo, pegue seu bloco de notas e caneta e mãos ao treino. Esclarecendo que você pode usar o próprio compositor de postagem de seu blog no modo HTML para fazer os códigos propostos no curso.

Tabelas

As tabelas são muito utilizadas na internet hoje em dia, para estruturar o layout das páginas, para organizar dados, etc.

Em uma tabela podemos inserir textos, imagens, links e outros elementos e ainda podemos utilizar uma tabela dentro outra tabela.

No primeiro contato, é possível achar difícil a compreensão das tags utilizadas para estruturar as tabelas, mas com o uso tornará mais fácil a utilização e a interpretação de possíveis falhas que um editor de HTML qualquer possa gerar.

8.1 MARCAÇÕES BÁSICAS

<TABLE> </TABLE>
Esta tag indica o ínicio e o fim da tabela. O atributo border insere uma borda para marcar a divisão das células.

<TR> </TR>
Esta tag indica as linhas da tabela.

<TD> </TD>
Esta tag indica as células contidas em cada linha da tabela. É nesta tag que inserimos os dados que serão exibidos na tabela.

<TH> </TH>
Esta tag define os títulos de uma tabela, podendo ser utilizado em qualquer célula. A diferença entre a tag <TD></TD> e a tag <TH> <TH> é que o conteúdo inserido entre as tags <TH></TH> será exibido em negrito.

<CAPTION> </CAPTION>
Esta tag insere a legenda da tabela. Deve ser inserida entre as tags <TABLE> </TABLE>.


8.2 DESENVOLVENDO UMA TABELA SIMPLES

Com base no conteúdo do item acima, vamos desenvolver nossa primeira tabela.

1.º MODELO

<table border>
<tr>
<td>Primeira Célula – 1ª Linha</td>
<td>Segunda Célula – 1ª Linha</td>
</tr>
<tr>
<td>Primeira Célula – 2ª Linha</td>
<td>Segunda Célula – 2ª Linha</td>
</tr>
</table>

Onde o comando acima irá ser exibido da seguinte forma:


2.º MODELO

<table border>
<CAPTION>Modelo 2 de Tabelas Simples</CAPTION>
<tr>
<td>Itens/Mês</td>
<th>Janeiro</th>
<th>Fevereiro</th>
<th>Março</th>
</tr>
<tr>
<th>Usuários</th>
<td>100</td>
<td>200</td>
<td>300</td>
</tr>
<tr>
<th>Linhas</th>
<td>1</td>
<td>2</td>
<td>3</td>
</tr>
</table>



8.3 ATRIBUTOS DE CONTROLE DE TABELAS

WIDTH

Este atributo é utilizado para alterar a largura da tabela e das células em relação ao navegador. Os valores inseridos podem ser em pixel ou em percentuais, ou seja, este atributo determina a área da tela que a tabela irá ocupar.

Comando:

1º MODELO – WIDTH na tag <TABLE>

<table border widht=”50”>
<tr>
<td>Segunda</td>
<td>Terça </td>
<td>Quarta</td>
</tr>
<tr>
<td>Quinta</td>
<td>Sexta</td>
<td>Sábado</td>
</tr>
</table>


2º MODELO – WIDTH na tag <TD>

<table border>
<tr>
<td width=”50%”>Segunda</td>
<td>Terça </td>
<td>Quarta</td>
</tr>
<tr>
<td>Quinta</td>
<td>Sexta</td>
<td>Sábado</td>
</tr>
</table>



BORDER

O atributo border é utilizado na tag <TABLE>, para definir se a tabela será exibida com linhas de contorno. Caso o atributo não esteja informado, a tabela aparecerá sem bordas.

Observe:



Modelo de uso utilizando o atributo BORDER

<html>
<head>
<title>Tabelas</title>
</head>
<body>
<h1>Atributos BORDER</h1><BR>
<table width="300" border="2" >
<tr>
<td >1</td>
<td >2</td>
<td>3</td>
</tr>
</table>
</body>
</html>

Modelo de uso sem o atributo BORDER

<html>
<head>
<title>Tabelas</title>
</head>
<body>
<h1>Atributos BORDER </h1><BR>
<table width="300" >
<tr>
<td >1</td>
<td >2</td>
<td>3</td>
</tr>
</table>
</body>
</html>

ALIGN

O atributo ALIGN controla o alinhamento da tabela em relação a página. Pode se utilizado nas tags <TD> <TH>, onde este alinhará o texto contidos nas células a posição informada no ALIGN.

O atributo ALIGN aceita as seguintes posições:

- LEFT : alinhamento a esquerda;
- RIGHT: alinhamento a direita;
- CENTER: alinhamento centralizado.


Modelo de uso do atributo ALIGN na tag <TABLE>

<html>
<head>
<title>Tabelas</title>
</head>
<body>
<h1>Atributos ALIGN - tag TABLE</h1><BR>
<table width="300" border="2" align="center">
<tr>
<td >1</td>
<td >2</td>
<td >3</td>
</tr>
</table>
</body>
</html>

Modelo de uso do atributo ALIGN na tag <TD> <TH>

<html>
<head>
<title>Tabelas</title>
</head>
<body>
<h1>Atributos ALIGN - tag TD e TH</h1><BR>
<table width="300" border="2" align="center">
<tr>
<td align="center">1</td>
<td align="left">2</td>
<td align="right">3</td>
</tr>
<tr>
<tH align="center">Alinhamento CENTER</tH>
<tH align="left">Alinhamento LEFT</tH>
<tH align="right">Alinhamento RIGHT</tH>
</tr>
</table>
</body>
</html>

VALIGN

O atributo VALIGN controla o alinhamento do conteúdo das células em relação a borda superior e inferior. Pode se utilizado nas tags <TD> <TH>.

O atributo VALIGN aceita as seguintes posições:

- TOP : alinhamento ao topo;
- MIDDLE: alinhamento ao centro;
- BOTTOM: alinhamento ao rodapé.


Modelo de uso do atributo VALIGN

<html>
<head>
<title>Tabelas</title>
</head>
<body>
<h1>Atributos VALIGN</h1><BR>
<table width="300" border="2" align="center">
<tr>
<td align="center" valign="top" height="50">1</td>
<td align="center" valign="middle">2</td>
<td align="center" valign="bottom">3</td>
</tr>
<tr>
<tH align="center">Alinhamento TOP</tH>
<tH align="center">Alinhamento MIDDLE</tH>
<tH align="center">Alinhamento BOTTOM</tH>
</tr>
</table>
</body>
</html>

CELLSPACING

O atributo CELLSPACING define a distância entre as células e linhas, sendo aplicável a tag <TABLE>. Os valores informados neste atributo são em pixels.


Modelo de uso do atributo CELLSPACING

<html>
<head>
<title>Tabelas</title>
</head>
<body>
<h1>Atributo CELLSPACING</h1><BR>
<table width="300" border="2" align="center" cellspacing="0">
<tr>
<td align="center" height="30">1</td>
<td align="center" >2</td>
<td align="center" >3</td>
</tr>
</table>
</body>
</html>

CELLPADDING

O atributo CELLPADDING define a distância ente o conteúdo da célula em relação as suas bordas, sendo aplicavél na tag <TABLE>. Os valores informados neste atributo são em pixels.


Modelo de uso do atributo CELLPADDING

<html>
<head>
<title>Tabelas</title>
</head>
<body>
<h1>Atributo CELLPADDING</h1><BR>
<table width="300" border="2" align="center" cellspacing="0" cellpadding="10">
<tr>
<td align="center" >1</td>
<td align="center" >2</td>
<td align="center" >3</td>
</tr>
</table>
</body>
</html>

COLSPAN

O atributo COLSPAN é aplicado nas tags <TH> e <TD>, pois define quantas colunas uma célula pode abranger. Por padrão, na maioria dos navegadores cada célula corresponde a uma coluna na tabela.


<html>
<head>
<title>Tabelas</title>
</head>
<body>
<h1>Atributo COLSPAN</h1><BR>
<table width="300" border="2" align="center" cellspacing="2" cellpadding="2">
<tr>
<td align="center" colspan="2">1</td>
<td align="center">2</td>
</tr>
<tr>
<td align="center" >3</td>
<td align="center" >4</td>
<td align="center" >5</td>
</tr>
</table>
</body>
</html>

ROWSPAN

O atributo ROWSPAN é aplicado nas tags <TH> e <TD>, pois define quantas colunas uma célula pode abranger. Por padrão, na maioria dos navegadores cada célula corresponde a uma coluna na tabela.


Modelo de uso do atributo ROWSPAN

<html>
<head>
<title>Tabelas</title>
</head>
<body>
<h1>Atributo ROWSPAN</h1><BR>
<table width="300" border="2" align="center" cellspacing="2" cellpadding="2">
<tr>
<td align="center" rowspan="2">1</td>
<td align="center">2</td>
<td align="center">3</td>
</tr>
<tr>
<td align="center" >4</td>
<td align="center" >5</td>
</tr>
</table>
</body>
</html>

8.4 CORES E IMAGEM NA TABELA

8.4.1 CORES NA TABELA

O atributo BGCOLOR é utilizado para aplicar cor de fundo a célula ou a tabela. Este atributo pode ser inserido nas tags <TABLE> , <TD> e <TH>.


Modelo de uso do atributo BGCOLOR

<html>
<head>
<title>Tabelas</title>
</head>
<body>
<h1>CORES NA TABELA</h1><BR>
<table width="300" border="2" align="center" cellspacing="2" cellpadding="2">
<tr>
<td align="center" bgcolor="blue">1</td>
<td align="center" bgcolor="green">2</td>
<td align="center" bgcolor="magenta">3</td>
</tr>
<tr>
<td align="center" bgcolor="red">4</td>
<td align="center" bgcolor="white">4</td>
<td align="center" bgcolor="yellow">5</td>
</tr>
</table>
</body>
</html>

8.4.2 IMAGEM DE FUNDO NAS TABELAS

Semelhante a inserir cores de fundo, é possível colocar imagens com fundo da tabela. Essa técnica é muito utilizada, e para isso usamos o atributo BACKGROUND. Este atributo pode ser utilizado nas tags <TABLE>, <TD>, <TH>.


<html>
<head>
<title>Tabelas</title>
</head>
<body>
<h1>IMAGENS NA TABELA</h1><BR>
<table width="300" border="2" align="center" cellspacing="2" cellpadding="2"
background="ft02.gif">
<tr>
<td align="right" valign="bottom"><H2>Modelo de Imagem de Fundo<H2></TD>
</tr>
</table>
</body>
</html> 

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